O conceito de inconsciente na psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O conceito de inconsciente na psicologia

Os objectos da psicologia são as sensações, as representações, os pensamentos, etc., em oposição ao que é sentido, representado, pensado; dito de outra maneira, o psíquico são os “actos” de sentir, de representar e de pensar.
Para muitos o inconsciente é apenas a ausência de consciência e o colocam nas áreas mais antigas e inacessíveis docérebro, para outros o inconsciente representa o lado oculto da mente.
Estima-se que cerca de 98% daquilo que ocorre no cérebro faz-se no nível inconsciente. Ou seja, os nossos pensamentos e todo o trabalho mental consciente representam apenas uns 2% da actividade do cérebro onde ocorrem muitos fenómenos fundamentais. Os cientistas já descobriram que a mente inconsciente também "está" efunciona nas zonas mais avançadas do cérebro, nomeadamente no córtex.
O estudo do inconsciente tem exercido um grande fascínio sobre as pessoas em geral e não só sobre os estudiosos.
Muitos têm se debruçado sobre esta temática curiosos, psicólogos, psiquiatras, físicos, neurologistas…
Segmund Freud, médico neurologista austríaco e fundador da Psicanálise. Interessou-se inicialmentepela histeria e, tendo como método a hipnose, estudou pessoas que apresentavam esse quadro. Mais tarde, com interesses pelo inconsciente e pulsões, entre outros, foi influenciado por Charcot e Leibniz, abandonando a hipnose em favor da associação livre. Estes elementos tornaram-se bases da Psicanálise. Freud, além de ter sido um grande cientista e escritor (Prémio Goethe, 1930), possui o título,assim como Darwin e Copérnico, de ter realizado uma revolução no âmbito humano: a idéia de que somos movidos
pelo inconciente.As suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas idéias são freqüentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate aoredor delas no uso como tratamento científico e médico.
Freud distinguiu três níveis de consciência:
- Consciente - diz respeito à capacidade de ter percepção dos sentimentos, pensamentos, lembranças e fantasias do momento;
- Pré-consciente - relaciona-se com os conteúdos que podem facilmente chegar à consciência;
- Inconsciente - refere-se ao material não disponível àconsciência ou ao individuo.
Freud tinha a convicção da existência do inconsciente como um receptáculo de lembranças traumáticas reprimidas e também um reservatório de impulsos que constituem fonte de ansiedade, por serem socialmente ou eticamente inaceitáveis para o indivíduo.

Carl Gustav Jung, pai da Psicologia Analítica, médico especializado em psiquiatria no inicio da sua carreira viu emFreud alguém com quem poderia partilhar as suas ideias pelo que após um encontro inicial, houve troca de correspondência e até de trabalhos. Mas havia algumas divergências de opiniões, Jung não aceitava a insistência de Freud de que as causas dos conflitos psíquicos sempre envolveriam algum trauma de natureza sexual, e Freud não admitia o interesse de Jung pelos fenómenos espirituais.
O rompimentoda amizade e parceria foi inevitável.
Se por um lado os livros de Freud eram proibidos e queimados publicamente pelos Nazistas, sendo Freud obrigado a deixar Viena pouco depois da anexação da Áustria, doente, nos seus 80 anos, para se dirigir ao exílio em Londres enquanto que quatro irmãs suas não foram autorizadas a deixar a Áustria, tendo perecido no Holocausto nos campos de concentraçãode Auschwitz e de Thereseinstadt, por seu lado Carl Jung tornar-se-ia neste mesmo período uma das faces mais visíveis da psiquiatria "alemã" da época.
Separado de Freud, Jung sentiu-se desapoiado e sem ter com quem trocar ideias. Mas algo o impelia a continuar nos estudos da compreensão de tudo o que se originava naturalmente de seu inconsciente. Foi durante essa fase de confronto com o...
tracking img