Colcha da amizade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ângela Aparecida Goulart Carvalho
SUMÁRIO

1. HISTÓRICO E FINALIDADE 2
2. JUSTIFICATIVA 2
3. OBJETIVOS 3
4. PÚBLICO ALVO 3
5. METAS 3
6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 4
7. CURSOS OFERECIDOS 4
8. ESPECIFICAÇÃO DO CURSOS 5
9. DURAÇÃO DO CURSO 5
10. LOCAL DO CURSO E DA VIVÊNCIA PRÁTICA 5
11. CRITÉRIOS 6
12. ACOMPANHAMENTO DA FREQUÊNCIA DO CURSO 6
13. PARCEIROSENVOLVIDOS 6
14. ALIMENTAÇÃO 6
15. MATERIAL PEDAGÓGICO 7
16. CERTIFICADO 7
17. ANEXOS 8

CURSO PRÁTICO DE TÉCNICAS DE ARTESANATO EM GERAL

Ângela Aparecida Goulart Carvalho
Rua João Fernandes Guimarães n.641- Clementina/SP Cep 16250-000
Tel: (18) 96224745
E-mail: angela_atelie@hotmail.com
Representante legal: A mesma

1.HISTÓRICO E FINALIDADE

Sou Ângela Aparecida GoulartCarvalho, tenho 32 anos e trabalho com artesanato a aproximadamente 15 anos, com formação no magistério Cefam em 1997 e desde então atuando na área de crianças, adolescentes e adultos,ministrando aulas de artesanato,tive um ateliê deste, por 3 anos na cidade de Junqueirópolis e lá trabalhei com o primeiro projeto Semente da Vida, desde então percorro o universo do novo aprendizado fora da escola, umaeducação social, sei que as pessoas independentes de sua idade tem o direito de terem uma inclusão social e uma geração de renda.
Com os cursos práticos de técnicas de artesanato em geral, estaremos capacitando crianças, jovens adultos e 3° idade, para que possam gerar sua própria renda; inserindo-os no mercado de trabalho, além de criarmos estímulos para que os valores éticos e profissionaissejam por eles assimilados. Minha proposta é articular ações e executar serviços de orientação, apoio e promoção social dos participantes e seus familiares que estão no processo de exclusão social, viabilizando um trabalho de caráter preventivo e transformador através do módulo básico e específico.
Tenho capacitação em Educação Social,concluído em São Paulo/SP na escola: Educadores Sociais:http://www.educadoressociais.com.br/index.php

2. JUSTIFICATIVA

Depois de uma pesquisa informal na comunidade e conversas com pessoas ligadas a entidades, notei o grande interesse destas no aprendizado de técnicas de artesanatos com enfoque em bijuterias. Em um município onde parte da sua população sendo de baixa renda, se faz necessário a implementação de projetos sócio culturais e de geração derenda. Por isso o Projeto Colcha da Amizade se torna dessa maneira de grande valia. Com o curso prático de artesanato, que proporciona um rápido retorno financeiro, independente da técnica utilizada, desde madeira, bijuterias, biscuit, entre outros, os jovens e adultos e 3°idade dessa comunidade terão uma excelente opção, para o crescimento da renda familiar, podendo no futuro formaremcooperativas para melhor escoar sua produção. Para melhor assimilação dessa proposta firmo parceria de expandir este projeto de vivência prática com Fundos Sociais de solidariedade,Projetos Sociais,Centros de Referências de Assistência Social, onde crianças, jovens e adultos,e 3°idade terão contato com outros que já estão lidando com essa técnica e com o público. Afinal de contas sabemos que são inúmeraspessoas em nosso Brasil que sustentam famílias com base no artesanato.

3. OBJETIVOS

A partir da realidade acima descrita, é que se sentiu a necessidade da criação do projeto Colcha da Amizade. Buscando por meio do curso prático de Artesanato, o descobrimento de outras alternativas de subsistência. O projeto procura também o envolvimento espontâneo de toda a família, pretendendofundamentalmente tirar essas crianças e jovens da situação de risco social, criando oportunidades para o desenvolvimento pessoal, valorização da identidade, cidadania e auto estima, ajudando também na identificação de suas potencialidades.

4.PÚBLICO ALVO

Crianças, jovens, adultos e 3° idade, de ambos os sexos.

5. METAS

O Projeto Colcha da Amizade tem o objetivo de trazer as pessoas...
tracking img