Renascimento e barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FONTES:
Almanaque Abril
www.historiadaarte.com.br
1347 – A peste negra chega a Europa, provoca a morte de um terço da população. à passagem do feudalismo para o mercantilismo, fortalecimento daburguesia.
1517 – A contestação da estrutura e dos dogmas da Igreja católica desencadeia a Reforma protestante. A reação católica ocorre em seguida e fica conhecida como Contra-Reforma. O órgãoencarregado da repressão as heresias e da aplicação das medidas da Contrarreforma é a Inquisição.

Surge o projeto antes da execução
1600/1750 – BARROCO (ARTES PLÁSTICAS)
A pintura explora efeitosde luz e sombra e dramatiza o espaço para envolver os sentidos de espectador. Prevalecem a pintura e escultura de caráter religioso. Destacam-se o italiano Caravaggio e o holandês Rembrandt. No Brasilocorreu durante o ciclo do ouro igrejas com exageros de curvas e espirais. Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde utilizaram pedra-sabão em suas esculturas.

RENASCIMENTO
FILOSOFIA, CIÊNCIA,ACONTECIMENTOS
“Reviver a antiga cultura greco-romana. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Num sentido amplo, esse ideal pode serentendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.”
PINTURA
 * Perspectiva: distâncias eproporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
 * Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogode contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
 * Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como aexpressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
 * Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.
*  Surgimento...
tracking img