Psicologia analitica - anima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A principio será explorado rapidamente o que vem a ser a Psicologia Analítica, um campo da psicologia que abrange diversos conceitos que direcionaram e iluminaram outros estudos epesquisas; um estudo denso e essencial para o estudo e exploração da mente humana. A psicologia analítica teve seu gênese por Carl Gustav Jung, médico e psiquiatra suíço. Muitos dos temas desenvolvidos porJung brotaram de suas próprias experiências pessoais. O interesse pelos distúrbios mentais o faz desenvolver profundos estudos sobre a mente e suas conclusões o aproximam de Freud, mas logo ocorre adistinção entre essas perspectivas, pelo fato de a teoria de Jung não se satisfazer com alguns conceitos de Freud, alargando conceitos como libido e pela introduzindo conceitos de inconscientecoletivo, sincronicidade e individuação. A Psicologia Analítica nasceu das experiências que Jung, adquiriu como psiquiatra, unidos as estudos de Freud e do seu elevado conhecimento sobre as tradições daalquimia, da mitologia entre outros.
A perspectiva de Jung começa a estudar o homem não mas como um ser isolado e inerte, porém o considera como um individuo em meio a uma sociedade, levando emconsideração um contexto sociocultural e universal. Uma de suas mais consideráveis contribuições foi a descrição do Inconsciente Coletivo. A principio o conceito de inconsciente apresentado por ele, sedistingui dos demais por ele considera-lo como um sistema herdado por cada geração, dinâmico e pulsante, incessantemente ativo. Para ele do contrario que Freud afirma o inconsciente não é um subproduto daconsciência, nem um deposito onde são lançados desejos reprimidos e frustrações sexuais. Segundo Jung esse processo é exatamente o contrario a consciência (individual) que é produto do inconsciente(coletivo).
A Psicologia Analítica apresenta alguns conceitos fundamentais como: Arquétipo, Complexo, Individualização, Persona, Sombra, Sizígia (animus anima), Self, etc. e no decorrer desde trabalho...
tracking img