Fichamento sobre socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITÁGORAS
PROFESSOR WANTUIL BARCELOS




FICHAMENTO
Estudo sobre Sócrates, Platão e Santo Agostinho



DÊNIO HENRIQUE SANTOS TAVARES
2º PERÍODO
ENGENHARIA CIVIL
SALA 102



SETEMBRO - 2012
BELO HORIZONTE
Sócrates
Sócrates e os Socráticos menores

Sócrates nasceu em Atenas 470-469 a.C e morreu em 399 a.C, em virtude de uma condenação por“impiedade”(foi acusado de não crer nos deuses da cidade e de corromper os jovens: mas, por detrás de tais acusações, escondiam-se ressentimentos de vários tipos de manobras políticas)
Parece sempre mais claro que se deve distinguir duas fases na vida de Sócrates. Na primeira fase, ele esteve próximo dos físicos, particularmente Arquelau, que, como vimos, professava uma doutrina semelhante a Diógenesde Apolônia (que misturava ecleticamente Anaxímenes e Anaxágoras). Sofrendo a influencia da sofística, fez próprios os seus problemas, embora polemizando firmemente contra as soluções que lhes foram dadas pelos maiores sofistas. (pag85)
Sócrates não escreveu nada, considerando que a sua mensagem era transmissível pela palavra viva, através de diálogo e da “oralidade dialética”, como já disse muitobem.
Na maior parte de seus diálogos, Platão idealiza Sócrates e o faz porta-voz também de suas próprias doutrinas: desse modo, é dificílimo estabelecer o que é efetivamente de Sócrates nesses textos e o que,ao contrario,representa repensamentos e reelaboraçoes de Platão. Em seus escritos socráticos, Xenofonte apresenta um Sócrates de dimensões reduzidas com traços que às vezes limitam-se atemesmo com a banalidade.
A partir do momento em que Sócrates atuou em Atenas, pode-se constatar que a literatura em geral, particularmente a filosofia, registra uma serie de novidades de alcance bastante considerável, que depois, no âmbito de helenistantes de referencia. (pag86)
O homem e sua psyche
Sócrates concentrou definitivamente o seu interesse na problemática do homem. Procurando resolveros problemas do “principio” e da physis, os naturalistas se contradisseram a ponto de sustentar tudo e o contrario de tudo
(o ser é uno, o ser é múltiplo; nada se move, tudo se move; nada se gera nem se destrói, tudo que se gera e se destrói), o que significa que se propuseram problemas insolúveis para o homem.
O homem é a sua alma, enquanto é precisamente a sua alma que distingueespecificamente de qualquer outra coisa. E por “alma” Sócrates entende a nossa razão e a sede de nossa atividade pensante e eticamente operante.
Sócrates criou a tradição moral e intelectual da qual a Europa sempre viveu desde então. (pag87)
E evidente que, se a essência do homem é a alma, cuidar de si mesmo significa cuidar da própria alma mais do que do corpo. E ensinar os homens a cuidarem da própriaalma é a tarefa suprema do educador, precisamente a tarefa que Sócrates considera ter recebido de Deus, como se lê na Apologia: ”Que isso (...) é a ordem de Deus. E estou persuadido de que não há para vós maior bem na cidade do que esta minha obediência a Deus. Na verdade, não é outra coisa o que faço nestas minhas andanças a não ser persuadir a vós, jovens e velhos, de que não deveis cuidar docorpo, nem das riquezas, nem de qualquer outra coisa antes mais de que da alma, de modo que ela se torne ótima e virtuosíssima, e de que não é das riquezas que nasce a virtude, mas da virtude que a nasce a riqueza e todas as outras coisas que são bens para os homens, tanto individualmente para os cidadãos como para o Estado”

O novo significado de “virtude” e o novo quadro de valores

Em grego,aquilo que nós hoje chamamos de “virtude” se diz ”areté”,como já acenamos,significando aquilo que torna uma coisa boa e perfeita naquilo que é, ou,melhor ainda significa aquela atividade ou modo de ser que aperfeiçoa cada coisa,fazendo-a ser aquilo que deve ser. (pag88)
Os verdadeiros valores não são aqueles ligados às coisas exteriores, como a riqueza, o poder,a fama, e tampouco os ligados ao...
tracking img