Trabalho psicologia analitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOCUMENTO
APONTAMENTOS SOBRE A PSICOLOGIA ANALÍTICA DE CARL GUSTAV JUNG 1

Luís Marcelo Alves Ramos

Resumo: O texto faz uma introdução à Psicologia Analítica do psicólogo e psiquiatra suíço Carl Gustav Jung: define o conceito de Psicologia Analítica, traz uma biografia resumida de Carl Gustav Jung, indica as principais diferenças entre a Psicologia Analítica e a Psicanálise, descreve aestrutura e o funcionamento da psique e, por fim, apresenta sinteticamente as características dos tipos de personalidades traçadas por Jung.

Palavras-chave: Psicologia Analítica; psicológicos

Psicanálise;

Freud e Jung;

Psique;

Tipos

Abstract: The text makes an introduction to the Analytical Psychology of the psychologist and swiss psychiatrist Carl Gustav Jung: it defines the conceptof Analytical Psychology, brings a summarized biography of Carl Gustav Jung, indicates the main differences between Analytical Psychology and the Psychoanalysis, describes the structure and the functioning of psyche and, finally, presents synthetically the characteristics of the types of personalities traced by Jung.

Key words: Analytical Psychology; Psychological types

Psychoanalysis;Freud and Jung;

Psyche;

1. Aula ministrada em três módulos (dias 24/10, 31/10 e 07/11 de 2002) aos alunos do curso de

graduação em Administração da UNOPEC (União das Faculdades da Organização Paulistana Educacional e Cultural) de Sumaré - SP.
ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.4, n.1, p.110-144 , dez. 2002.

110

DOCUMENTO
DEFINIÇÃO DE ANALÍTICA” “PSICOLOGIA do mal), entreoutros temas da Biologia, da Filosofia e da Teologia. Jung foi uma criança bastante sensível e de uma sagacidade intelectual notável, o que, mesmo assim, não lhe poupou alguns dissabores, como um lar algumas vezes um pouco desestruturado e a inveja dos colegas, bem como a solidão. De 1895 a 1900 estuda Medicina na Universidade da Basiléia, Suíça. Em 1900 torna-se assistente de Eugen Bleuler noBurghölzli (hospital psiquiátrico), em Zurique, Suiça. Também em 1900 lê a obra “A interpretação dos sonhos” de Freud, o que lhe desperta interesse pela Psicanálise. Em 1902 defende sua Tese de Doutorado. De 1905 a 1909 é Chefe de Clínica no Burghölzli. De 1905 a 1913 leciona na Faculdade de Medicina de Zurique e atrai a inimizade de alguns acadêmicos ao defender algumas idéias (porém, nem todas) deFreud. Em 1907 dá-se seu primeiro encontro com Freud (a conversa dura 13 horas). Jung é aceito no estreito círculo de psicanalistas de Freud. Em 1909 abre sua clínica particular. De 1910 a 1914 exerce o cargo de Primeiro Presidente da Associação Psicanalítica Internacional (pela vontade de Freud). Freud considera-se como um pai de Jung (sem a concordância deste) e diz tomá-lo como seu “príncipeherdeiro”. Já a partir de 1909 Jung (na ocasião de uma visita de Jung e Freud aos Estados Unidos a convite de universidades desse país) começa a expôr algumas de suas próprias idéias a Freud, que as considera “meras tolices”.

É um conjunto de conhecimentos (teoria) que procura investigar e explicar a estrutura e o funcionamento da psique e uma categoria de psicoterapia (prática) formuladainicialmente pelo psiquiatra e psicólogo suíço Carl Gustav Jung. Após sua morte, a Psicologia Analítica passa a receber reformulações pelos neojunguianos.

-

Gênese: - Formulada por Carl Gustav Jung (psicólogo e psiquiatra suiço) É um dos mais importantes pensadores da Psicologia Clínica Sua obra científica está intimamente associada aos acontecimentos de sua própria vida e ao estudo de seus casosclínicos - Início do séc. XX (oficialmente o termo Psicologia Analítica foi utilizado por Jung em 1913, porém, suas bases foram sendo geradas em alguns anos anteriores) - É uma teoria / prática psicodinâmica (enfatiza os fatores internos da psique)

-

-

-

A VIDA DE JUNG E O INÍCIO DA PSICOLOGIA ANALÍTICA

- Nasce em 1875, em Keswill, na Suíça. Sua família é luterana. Seu pai é...
tracking img