O comportamento social do homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os grupos humanos com comportamento cultural moderno surgem na pré-história em lugares e momentos diferentes. Por quê? Esse salto é determinado pelo aumento das capacidades cognitivas da espéciehumana? Não necessariamente, segundo explicam pesquisadores do University College de Londres. Para eles, a chave, ou pelo menos uma chave importante, está na estrutura demográfica das populações. Podemter sido sua densidade, as migrações e as interações entre os subgrupos sociais o que teria provocado o surgimento da complexidade simbólica e tecnológica no comportamento humano – primeiro na África edepois na Europa -, e não necessariamente as mudanças biológicas na capacidade cognitiva, dizem eles.

Outro estudioso, este americano, também aborda a questão demográfica na origem do comportamentosocial humano moderno. Mas o faz da perspectiva dos custos e benefícios da guerra na evolução de um traço social importante como o altruísmo. Os dois trabalhos são publicados na revista “Science”. Emambos os casos, como não poderia deixar de ser na ciência contemporânea, Darwin ganha destaque e a comparação com os dados genéticos torna-se essencial pelo menos para validar as conclusõesdemográficas.

A origem do comportamento humano complexo, registrado primeiro na Europa e na Ásia ocidental (há cerca de 45 mil anos) e depois no sudeste e leste asiático, Austrália e África, se caracterizapor um marcado salto cultural e tecnológico, lembram Adam Powell (University College, Londres) e seus colegas. Inclusive surge um comportamento simbólico que se manifesta na arte abstrata e realista,assim como na decoração dos próprios corpos. Ferramentas de pedra, tecnologias avançadas de caçadores (lanças, bumerangues, redes), artefatos rituais de osso e marfim e musicais (flautas de osso) sãorestos arqueológicos que o confirmam.

O que Powell e seus colegas investigam é a dispersão espacial e temporal da origem da modernidade. Além disso, deve-se levar em conta que os humanos...
tracking img