A moral e outras formas de comportamento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Diversidade do Comportamento Humano
À diferença do animal, o homem se encontra numa variedade de relações com o mundo exterior (transforma-o materialmente, conhece-o, contempla-o esteticamente, etc). Seu comportamento variado e diverso corresponde, por sua vez, à variedade e diversidade das suas necessidades especificamente humanas. O animal vive as suas relações com o mundo exterior segundoum repertório único e imutável; o homem, entretanto, ainda que nas fases mais inferiores do seu desenvolvimento social comece com uma relação pobre e indiferenciada, na qual se confundem trabalho, arte, conhecimento e religião, enriquece aos poucos a sua conduta com vários modos de comportamento que, com o tempo, adquirem feições próprias e específicas. Assim, constitui-se um comportamentoprático-utilitário, graças ao qual o homem transforma praticamente a natureza com o seu trabalho para produzir objetos úteis; pode-se também distinguir uma relação teórico-cognoscitiva, que desde as suas origens está em função das exigências dessa transformação prática e pela qual o homem capta o que as coisas são; temos também um comportamento estético quando o homem se expressa, exterioriza ou sereconhece a si mesmo, ora na natureza que existe independentemente dele, ora nas obras de arte que são suas criações.
Deve-se salientar também um comportamento religioso, no qual o homem se relaciona indiretamente com o mundo através de sua vinculação (ou religação) com um ser transcendente, sobrenatural ou Deus. Esta diversidade de relações do homem com o mundo acarreta também uma diversidade derelações dos homens entre si: econômicas, políticas, jurídicas, morais, etc. Por isso, podemos falar também em diversos tipos de comportamento humano que se evidenciam na economia, na política, no direito, no trato social e na moral.
Todas estas diversas formas de comportamento — tanto com o mundo exterior quanto entre os próprios homens — supõem um mesmo sujeito: o homem real, que diversifica assim oseu comportamento de acordo com o objeto com o qual entra em contato (a natureza, as obras de arte, Deus, os outros homens, etc.) e de acordo também com o tipo de necessidade humana que procura satisfazer (produzir, conhecer, expressar-se o comunicar-se, transformar ou manter uma ordem social determinada, etc.). Porque são próprias de um mesmo sujeito — que cria material e espiritualmente — asformas mencionadas de comportamento estão relacionadas entre si, mas as formas concretas assumidas pela sua relação — entre a arte e a religião, entre a moral e a economia ou entre o direito e a política, por exemplo — dependem das condições históricas concretas. Estas condições determinam qual é o tipo de comportamento humano dominante nesta ou naquela sociedade ou numa época determinada; quer dizer,se é a religião, a política, etc., embora o que sempre domine, em última instância, seja o comportamento humano exigido pela necessidade vital e inadiável de produzir os bens necessários para subsistir, ou seja, a estrutura econômica Não se pode, pois, estranhar que devido às peculiaridades de uma sociedade ou de uma época determinada, a arte se relacione mais com a religião, com a política oucom a moral. Ou que a moral esteja em mais estreita relação com a Política, como foi na Antiguidade o caso de Atenas; a política com a religião, como acontecia na Idade Média; ou que a moral suplante a economia como acontece na sociedade burguesa, na qual as virtudes econômicas se transformam em virtudes morais.
Somente o estudo concreto das diferentes formas de comportamento humano no seudesenvolvimento histórico relativamente autônomo, assim como nas suas relações com a estrutura social, na qual se integram, pode-nos dizer como e porque circulam entre si as diversas formas de conduta humana e como e porque uma delas desempenha, numa determinada fase, o papel principal.
No momento, cabe-nos somente examinar, em termos gerais, qual a distinção, nesse quadro geral de relações mútuas,...
tracking img