O comportamento do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tiago Ferreira

O estudo dos comportamentos, atitudes e motivações dos consumidores perante um produto/serviço






Leiria
03 de janeiro de 2013
Tiago João Lopes Ferreira

O estudo dos comportamentos, atitudes e motivações dos consumidores perante um produto/serviço

Marketing
Trabalho apresentado por:
* Tiago Ferreira nº 7120555 do Curso Técnico de Gestão Comercial eVendas
Para o professor: Ana Paula André
Marketing
Trabalho apresentado por:
* Tiago Ferreira nº 7120555 do Curso Técnico de Gestão Comercial e Vendas
Para o professor: Ana Paula André

Leiria
3 de janeiro de 2013
Leiria
3 de janeiro de 2013

Índice

1. Introdução 4
2. O estudo dos comportamentos, atitudes e motivações dos consumidores perante um produto/serviço 5
2.1. OComportamento do Consumidor 5
2.2. As Atitudes do Consumidor 6
2.2.1. Atitudes Cognitivas 6
2.2.2. Atitudes Afetivas 7
2.3. As Motivações do Consumidor 7
2.4. As Necessidades do Consumidor 8

1. Introdução


2. O estudo dos comportamentos, atitudes e motivações dos consumidores perante um produto/serviço

Os comportamentos ou atitudes do consumidor podem variar tendo emconta vários motivos ou objetivos.
O consumidor apenas irá adquirir produtos que o satisfaça e a definição de satisfação varia de consumidor para consumidor.
Exemplo: para o consumidor “ X “ apenas é necessário um shampoo normal mas para o consumidor “ Y “ já é necessário um outro shampoo para cabelos oleosos.

3.1. O Comportamento do Consumidor

O Ser Humano está sempre emconstante possibilidade de consumir alguma coisa, a maior parte das vezes como consequência de alguma compra efetuada previamente. Desde o dia em que nascemos ate ao dia do nosso óbito, estamos sempre a consumir uma parafernália de bens e serviços, dos mais banais, como uma garrafa de água, aos que por si são mais consequentes como a aquisição de um meio de transporte (Carro).
O simples facto de estara ler estas frases, já está a fazer o tão banal ato de consumir através de leitura, logo por muito que o ser humano não contabilize ele está sempre em constante consumo de tudo o que o rodeia.
Contudo, existem vários fatores que influenciam o comportamento dos consumidores, as variáveis explicativas individuais que cada um de nós possui e que explicam os nossos comportamentos quando compramosalgo são:
* Aprendizagem;
* Atitudes;
* Motivação;
* Necessidades.
Os fatores que se classificam como de caracter permanente do individuo, são aqueles que o cada um de nós possui desde sempre e explicam-se tendo em conta estilo de vida de cada um de nós, a imagem de si próprio e também a personalidade ou caráter do próprio.
Por ultimo o comportamento do consumidor e as suasinfluências podem ainda estar ligadas a outros fatores de natureza sociológica e psicológica que abordam o ambiente social e o grupo social onde está inserido, e também pela classe social a que pertence que pois acaba por influenciar a forma de consumo.
Por exemplo: se um individuo pertencer a classe Alta nunca irá comprar um carro em segunda mão, pois o facto de pertencer a essa classe socialinfluencia que ele compre sempre um carro novo e de uma marca de topo.

3.2. As Atitudes do Consumidor

Uma das melhores formas de estudar o comportamento do consumidor é através das atitudes, pois a atitude está ligada á predisposição que cada consumidor tem para classificar de certa forma um produto ou uma marca.
Por exemplo: se um consumidor comprar um determinado produto de uma certamarca e não ficar satisfeito, a atitude do mesmo é de nunca mais comprar produtos dessa mesma marca. Ou seja o individuo tem preferência por uma marca em detrimento de outra pois a sua atitude para com a primeira é bastante mais favorável do que para com a segunda.
Os dois únicos tipos de atitudes reconhecidos são as atitudes cognitivas e as atitudes afetivas.

3.3.1. Atitudes...
tracking img