Casas e terreiros de cultos africanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CASAS E TERREIROS DE CULTOS AFRICANOS: TERRITÓRIO DE IDENTIDADE, RESISTÊNCIA E DE CONSTRUÇÃO DE LINGUAGEM[1]



HOUSE AND YARD OF AFRICAN CULTS: TERRITORY OF IDENTITY, RESISTANCE AND CONSTRUCTION OF LANGUAGE



Kary Jean Falcão[2]



RESUMO:

O artigo as casas e terreiros de culto africano como território de identidade, resistência e de construção de linguagem tendo como referenciaas formas de transmissão dos conhecimentos e fundamentos ritualísticos através da oralidade e a ancestralidade. A intolerância religiosa e as demais formas de repressão da cultura religiosa africana contribuíram para a desvalorização de tudo que se refere a cultura negra. Foi essa desvalorização uma das principais responsáveis pela reprodução das desigualdades e pela discriminação racial,considerada como arma de competição histórica do preconceito. Contudo, a cultura africana vem sendo resgatada e a religiosidade africana, através das casas e terreiros, vem contribuindo significadamente como um território de identidade negra, luta e resistência e principalmente de construção de linguagem.

Palavras-chave: Identidade. Resistência. Religiosidade Africana.



ABSTRACT:

Articlehouses of worship and religious communities as African territory of identity, resistance and construction of language as a reference the forms of transmission of knowledge and ritualistic grounds through the oral tradition and ancestry. Religious intolerance and other forms of repression of African religious culture contributed to the devaluation of everything that refers to African culture. That was adevaluation of the main responsible for the reproduction of inequality and racial discrimination, regarded as a weapon of competition historical prejudice. However, African culture has been rescued and African religiosity, through the houses and yards, has contributed significantly as a land of black identity, struggle and resistance, and particularly construction of language.

Keywords:Identity. Resistance. African religiosity.




INTRODUÇÃO:



As casas e terreiros de cultos africanos representam na atualidade o que mais se aproxima da identidade negra no Brasil. De fato que existe uma série de manifestações culturais trazidas pelos negros que são conhecidas e reproduzidas. Porém, é dentro dos terreiros que acontecem as históricas manifestações culturais trazidas pelocandomblé.
Este artigo científico é parte integrante da Dissertação de Mestrado em Ciências da Linguagem pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR que trouxe como título: As contribuições lingüísticas dos povos de religião de matrizes africanas na formação da linguagem de homossexuais em Porto Velho – Rondônia. Aborda o resgate da identidade de povos historicamente discriminados, bemcomo o processo de resistência e de construção de linguagem das casas e terreiros de culto africanos que contribuíram na formação da linguagem de homossexuais em Porto Velho, Rondônia. É importante salientar que os terreiros e casas de culto africano resistem até os dias de hoje principalmente em razão da ancestralidade e da transmissão de conhecimentos e fundamentos pela oralidade.



1.TERREIROS E CASAS: TERRITÓRIO DE IDENTIDADE




De imediato o que se percebe dentro de uma Casa de Candomblé é a relação de hierarquia e poder que persiste através dos tempos. Os pais e mães-de-santo representam à pessoa mais importante dentro do terreiro e são respeitadas todas as suas determinações independentes de qualquer papel social que seus filhos e filhas exerçam fora dos terreiros.Dessa forma, a construção social das casas e terreiros obedece a uma tradição oral onde sempre ocorreu na família-de-santo com a organização dos cultos através da devoção aos deuses africanos no Brasil. Em geral, os rituais e toda a liturgia que acontece nos cultos africanos no Brasil hoje, são os mesmos que ocorrem na África desde os tempos antigos é claro que sofrendo muitas modificações....
tracking img