O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANNE CAROLINE DE SOUZA GOMES











RESENHA

O COLETIVO INFANTIL EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS: FALARES E SABERES



Resenha apresentada àdisciplina de Ação Docente na Educação Infantil: Organização Curricular, ministrada pela Profª Dra Marta Regina Brostolin, no curso de Pedagogia da Universidade Católica Dom Bosco.CAMPO GRANDE – MS
OUTUBRO/2012
O COLETIVO INFANTIL EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS: FALARES E SABERES


FARIA, Ana Lucia Goulart de. O Coletivo Infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. SãoPaulo: Cortez, 2007.

Ana Lúcia Goulart de Faria é formada em Pedagogia e doutora em Educação Infantil pela USP. Se inspira nas pesquisas, pedagogias e políticas democráticas italianas recentes.A maioria de seus estudos é voltada para a formação docente para a criança pequena. Sua obra, que conta com idéias de Daniela Finco, Danilo Russo, Emilia Ferreiro, Márcia Aparecida Gobbi, MarcosCezar de Freitas e Tullia Mussati, contém 120 páginas organizadas em cinco capítulos e traz idéias sobre a cultura da infância e o universo infantil.
A interação da criança com outra da mesma idadeé muito importante para o desenvolvimento nessa fase da infância. A criança desenvolve os seus aspectos afetivo, cognitivo e social através de atos simbólicos e faz de conta, e isso mostra aimportância do brincar. Socializando com outra da mesma idade, a criança se relaciona melhor e sai de sua fase egocêntrica.
A criança passou vários anos sendo considerada improdutiva pelos artistasantigos. Somente com o passar dos anos, a criança é vista como um ser criativo e acaba servindo de inspiração para alguns artistas, tendo mais espaço nas artes.
A criança deve ser cultuada e a artedeve estar presente na vida dela desde pequena, onde ela apenas fará alguns rabiscos, que não deixarão de ser sua expressividade. Conforme o tempo vai passando, os estágios dos desenhos mudam,...
tracking img