Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GISELE TAVARES MOREIRA DE MEDEIROS











RESENHA
O COLETIVO INFANTIL EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS: FALARES E SABERES

Resenha apresentada à disciplina de Ação docente na Ed. Infantil: Organização Curricular, ministrada pela Profª Dra Marta Regina Brostolin, na Universidade Católica Dom Bosco, como exigência parcial de avaliação.







CAMPO GRANDE – MS
OUTUBRO/2012O COLETIVO INFANTIL EM CRECHES E PRÉ- ESCOLAS: FALARES E SABERES


FARIA, Ana Lúcia Goulart. O coletivo infantil em creches e pré- escolas: falares e saberes. São Paulo. Cortez editora, 2007.


Ana Lúcia Goulart de Faria é formada em Pedagogia, doutora em educação infantil pela USP e é docente da Faculdade de Educação da Unicamp. Seu livro reúne duas pesquisas brasileiras, sendo a primeiramexicana resaltando o gênero e brincadeiras na pré-escola e a segunda italiana que relata a construção do conceito de criança pelos modernistas. Sua obra está dividida em cinco capítulos, onde um deles é o relato de um professor italiano com a sua programação educacional para o ano letivo.
O primeiro capítulo relata que é no início da vida que o ser humano começa a ter a relação deinteratividade. A criança pequena começa a adquirir conhecimentos sociais sobre o meio e o mundo que a rodeia, é nesse momento em que ela necessitará do contato com outras crianças da mesma idade, para que os conhecimentos sejam trocados a partir do mesmo nível de desenvolvimento cognitivo.
Os objetos usados no nosso dia a dia, como uma colher ou até mesmo um pote é que se aflora a imaginação da criança parao faz de conta. Essa criança repete e imita ações observadas em outras pessoas, podendo assemelhar-se as suas ações, como por exemplo, colocar uma boneca para dormir ou alimentá-la. Com relação à imitação, é porem neste momento em que criança identifica-se com o outro de idade semelhante, a autora cita que segundo Piaget, a interação entre crianças leva a superação do egocentrismo.
No segundocapítulo surge um momento em que a criança é vista de forma expressiva através de suas criações (desenhos) que dão origem a formação da humanidade.
No modernismo os artistas procuravam nas crianças situações que inspirassem as suas criações. A presença das crianças em algumas pinturas tinha grande importância, pois abrangia e se voltava para uma sociedade em mudança, ou seja, uma sociedade quecomeçava a dar voz à infância. Esse capítulo ainda trabalha a questão de que a escola é uma das principais culpadas em relação a não atribuição de outras formas de expressão, a não ser o de ler e escrever. Na obra a autora faz referencia ao escritor Mário de Andrade quando diz que a arte deve estar inserida no dia a dia das crianças no âmbito escolar, cabe a nós que dialoguemos com as criançastornando-as visíveis e livres a fazerem as suas produções expressando a sua realidade e fantasias.
No terceiro capítulo a autora tenta nos passar a definição da escrita, que ela é um objeto cultural carregada de sinais gráficos que se sucedeu ao longo do tempo e que é usada por nós como um modo de comunicação. A realização da escrita deve ser de forma a passar clareza ao leitor da construção daideia, para as crianças essa realização é entendida de forma mais simples, onde toda reprodução de escrita produz um resultado visível a elas quando os mesmos já são fáceis de serem compreendidos e interpretados. Podemos afirmar que a escrita é uma tradução da língua falada.
Através da leitura podemos idealizar e imaginar inúmeros cenários de nossa interpretação, na criança é usado de forma ainfluenciar o seu desenvolvimento cognitivo, no entanto na nossa realidade faz-se o uso do não hábito de leitura, influenciado pelos pais ou até mesmo da escola, onde muitos professores não dão incentivos a esse hábito, por também não terem sidos incentivados a ele, cabe a nós tentarmos mudar essa realidade.
Já no quarto capítulo a autora fala do trabalho que um professor italiano faz em uma...
tracking img