O clima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O clima
O clima pode ser definido como sendo o comportamento da atmosfera ao longo do ano, é constante, em um ponto qualquer da superfície da Terra. O clima possibilita reunir semelhanças em várias regiões.
 
O clima não pode ser confundido com o tempo. Por exemplo: se dizemos que o dia ontem estava quente, estamos nos referindo ao tempo. Mas, se dissermos que na Amazônia o tempo é quente eúmido o ano inteiro, estamos nos referindo ao clima da região. O tempo portanto, é algo passageiro, é como o ar está naquele momento.

Vários fatores determinam o clima:
-Latitude
-Altitude
-Massas de ar
-Continentalidade
-Correntes marítimas
-Relevo
-Vegetação

Tipos de clima
Clima quente
São os climas localizados em áreas de baixa latitude, onde as temperaturas são mais elevadasdevido à incidência direta dos raios solares durante todo o ano. E pode ser dividido em 3 climas: Equatorial, Tropical e Subtropical.

-Clima equatorial
Localizado em regiões próximas à linha do equador, com temperatura média anual de 25ºC e chuvas com média de 2000mm anual (índices pluviométricos). Durante todo o ano é úmido, com alto índice de evaporação, a umidade relativa do ar nas regiões declima equatorial é elevada (média anual de 90%).

A convergência dos ventos alísios, a elevada evaporação e as altas temperaturas, assegurando humidades absolutas elevadas, permitem o transporte atmosférico de grandes massas de vapor de água, assegurando que mesmo nas regiões continentais afastadas dos oceanos a humidade relativa do ar se mantêm elevada e a capacidade de geração de precipitaçãoconvectiva é elevada durante todo o ano, tendo a ocorrência de grandes florestas equatoriais.
Ex: Região norte do Brasil, porção central da África e no Sudeste Asiático.

-Clima tropical
Está localizado na zona intertropical(entre os Trópico de Câncer e Capricórnio), sendo denominado , por causa das temperaturas mensais superiores a 18ºC. Sem estação invernosa e de precipitação maior que aevapotranspiração. Ocorre em três tipos: tropical úmido, tropical úmido e seco, tropical monçônico e tropical de altitude.
Tropical úmido – temperaturas elevadas no verão(podendo atingir 40ºC) e amenas no inverno (média de 21ºC), é do tipo quente e úmido. Elevado índice pluviométrico entre 1500mm 2000mm. Ex: Singapura, Belém e Cabinda.

Tropical úmido e seco - Grupo de climas megatérmicos com umaestação seca em que a precipitação média mensal é inferior a 60 mm em pelo menos um mês por ano. Ex: Centro-Oeste do Brasil e savanas africanas.

Tropical monçônico –  Climas com pelo menos um mês com precipitação inferior a 60 mm, caracterizados pela existência de monções às quais se associa o período de máxima precipitação. Alguns casos, a quase totalidade da precipitação anual estáconcentrada no período em que sopra a monção. Este tipo de clima, mais comum no sul da Ásia e leste da África, resulta dos ventos de monções que mudam de direção de acordo com a estação do ano. Ex: Bangalore (na Índia),Mombaça (no Quénia) e Colombo (no Sri Lanka).

(Bangalore)
Tropical de altitude- Mesmo regime de chuvas do tropical úmido, mas temperaturas mais baixas, com pluviosidade semelhante assavanas, presença geadas. Ex:  Serra da Mantiqueira e na cidade de Campo Grande(Mato Grosso do Sul), ambas no Brasil, e as cidades de Colonia Tovar(Venezuela) e Quito (Equador).

-Clima subtropical
Ao sul do trópico de Capricórnio e ao norte do trópico de Câncer, com chuvas bem distribuídas durante o ano e temperatura entre 0ºC e 20ºC.  O verão é suave e o inverno é mais frio, com nevadasocasionais. Ex: Sul do Brasil.

Climas secos
Temperaturas elevadas e nível pluviométrico irregular, com grande amplitude térmica diária, localizado em áreas deserticas ou semidesérticas.
-Clima árido ou desértico
Noites frias e dias quentes, com as maiores amplitudes térmicas do planeta(0º a 50ºC). Fica entre os trópicos, de chuvas extremamente escassas por conta da alta pressão. Ex: norte do...
tracking img