Porto de santos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE




1 – Introdução .................................................................................................... 04

2 – História do Porto – Início / Crescimento ................................................... 05

3 – Infra – Estrutura Portuária .......................................................................... 08

4 – Atividades Econômicas.............................................................................. 13

5 – Porto Saturado ............................................................................................. 20

6 – Duplicação ao Acesso para o Porto de Santos ........................................ 22

7 – Licenciamento Ambiental ........................................................................... 26

8 –Dragagem no Porto de Santos ................................................................... 30

9 – Água de Lastro ............................................................................................. 43

10 – Conclusão ................................................................................................... 49

11 – Referências Bibliográficas........................................................................ 50




















1 - INTRODUÇÃO

Santos possui hoje o maior porto do hemisfério sul, tanto em movimentação de cargas, quanto em infra-estrutura. Os investimentos aplicados no porto pela iniciativa privada, aliados aos investimentos para a redução do chamado “custos Brasil”, garantem a posição de hub-port (portoconcentrador) para a região sudeste e todo o Cone Sul.


O Porto de Santos hoje tem uma série de projetos que visam a já tardia melhoria de seus serviços, a modernização do porto e projetos que favorecem também a comunidade a sua volta.
O sistema de esgoto sanitário e de coleta e disposição final de resíduos exigem investimentos que resultem na melhoria significativa do nível atual de saneamentobásico. Nem todos os sítios da área do Porto Organizado de Santos estão disponíveis para uso em atividades portuárias, tanto pela ocupação indevida por terceiros (sobretudo na margem esquerda), quanto pelos solos que requerem tratamento ou recuperação e ainda existem problemas de estruturas.

Com a inauguração do Porto de Santos em 1892, iniciou-se, também, uma nova fase para a vida dacidade, mas por mais de três séculos e meio, o Porto de Santos, embora tivesse crescido, manteve-se em padrões estáveis, com o mínimo de mecanização e muita exigência de trabalho físico.
O Porto de Santos tem um projeto, hoje em dia, que prevê a plena disponibilização das áreas ainda não empregadas em atividades portuárias, como meio de viabilizar a implantação de projetos com potencial técnico eeconômico viáveis. No entanto, desde o início da década, o porto vinha sofrendo sérios problemas de congestionamento, ora pelo tráfego excessivo, ora por greves promovidas entre os trabalhadores portuários. Assim, em 1969 é criada a COSEPS, com o objetivo de reduzir o custo operacional e resolver os problemas de congestionamento.
O licenciamento Ambiental é um importante instrumento departicipação social na proteção e melhoria do meio ambiente e com a ajuda da CODESP, Administradora e Autoridade Portuária do Porto de Santos, que criou e implantou um órgão exclusivamente dedicado à qualidade, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional, permitem um desenvolvimento portuário com eficiência e eficácia mundial.

O porto de Santos é o principal elemento de escoamento deprodutos produzidos no Brasil para todo o mundo, por isso a necessidade de grandes projetos, alguns já colocados no papel, serem desenvolvidos para a expansão das atividades portuárias.

Colocamos também em destaque neste trabalho, a importância do processo de dragagem, a dragagem inicial na qual é formado o canal artificial com a retirada de material virgem, e as dragagens de manutenção,...
tracking img