Clima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto


Actualmente no nosso planeta, os climas que encontramos são muito variados, alguns semelhantes, outros totalmente diferentes uns dos outros. Resumidamente os climas do mundo dividem se em 3 grupos:
Clima Frio  Clima Quente(árido)  Clima temperado
 

Dentro de cada um destes grupos, existem os subclimas.



A temperatura varia ao longo do ano ,com média acima

dos 10ºC nosmeses mais quentes e entre -3ºC e 18ºC, nos
meses frios. Possuem quatro estaçoes bem definidas: um

verao relativamente quente, um outono com temperaturas
gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno frio e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas com o passar dos dias.



A principal caracteristica que podemos retirar deste clima e dos seus subclimas é quea temperatura média do ar é mais baixa que 10ºC

durante o mês mais quente do ano.



Entre os sub-climas, do clima quente não existe uma característica muito comum que possa ser retirada. O que podemos concluir é que as

temperaturas são altas, mas num tipo de clima
essa temperatura é constante enquanto noutro verifica-se uma grande amplitude térmica.

Em cada grupo de climasexistem sub-climas como já referidos

Clima frio: • tundra • alpino • polar • subpolar

Clima temperado: • marítimo • mediterrâneo • continental • equatorial

Clima quente: • desértico • Tropical seco • Tropical húmido





Neste clima as temperaturas médias aqui são muito baixas e ficam em torno dos -30ºC. No verão chegam aos -10ºC e no inverno podem alcançar os -50ºC, fazendo que emcertos locais com este clima sejam inóspitos. Podemos encontrar este tipo de clima em:
     Gronelândia Alasca Norte do Canadá Antárctida Costa eurasianas

A localização deste tipo de clima é limitado, isto é, ou se encontra em estreitas litorais da parte ocidental dos continentes, ou em ilhas de tais litorais, especialmente no hemisfério Norte. Apesar de ser um clima frio, as temperaturasnestas áreas raramente passam abaixo dos -10ºC, apesar da latitude.


 Punta Arenas, Chile (precipitação uniforme ao longo

do ano)  Monte Dinero, Argentina (Verão mais húmido que o inverno)  Torshavn, Ilhas Faroé (Verão mais seco que o Inverno)



A tundra é o clima de transição entre o polar e o subpolar, e surge a sul da região dos gelos do Árctico, entre as latitudes 60º e 75ºNorte e estende-se pela Escandinávia, Sibéria, Alasca, Gronelândia e Canadá. Recebem pouca luz e pouca chuva, o que faz com o inverno seja frio e seco. O solo permanece gelado e coberto de neve durante a maior parte do ano. Apresenta Verões curtos, com uma duraçao do dia muito longa, com uma temperatura média entre os 8ºC e os 4ºC



É um clima existente numa região situada a uma altitudeacima da linha das árvores(linha imaginária onde não existe condições ecológicas para crescerem árvores).

Este clima é mais frio nas áreas elevadas, porque a radiação solar aquece a superfície terreste, que em seguida irradia o calor recebido.

O clima caracteriza regiões situadas nas latitudes entre 30º e 40º. O clima mediterrânico é o único em que a estação das chuvas esta associada à estaçãofria (Outono e Inverno) Em certas áreas costeiras o Inverno é ameno devido às correntes quentes vindas do mar Mediterrânico. O Verão nestas áreas é quente e seco, devido aos centro barométricos de alta pressão. Em certas áreas costeiras o Verão é mais fresco devido às correntes frias do oceano.


 Lisboa, Portugal

 Madrid, Espanha
 Roma, Itália

 Santiago,

Chile Mediterrânico)(Fora

da

zona

do

mar

Este tipo de clima situa-se em áreas entre as latitudes 45º e 55º (situam-se perto de áreas de clima mediterranico). Os verões são frescos e soalheiros. Os invernos são frescos, porém amenos comparados aos de outros climas de latitude semelhante


 Ponta Delgada, Portugal (Verão mais seco que o

Inverno)  Limoges, França (Precipitação +/- uniforme ao...
tracking img