O ciclo pdca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CICLO PDCA

André Chagas
Atila de Almeida
Andreza Magalhães
Daiane Marcelon
Ermilia Soares
Josiane Kelly
Patrícia Maia
Raquel Vilaça
Samuel Fróis
Solange Cristina
Viviane Aparecida

André Chagas
Atila de Almeida
Andreza Magalhães
Daiane Marcelon
Ermilia Soares
Josiane Kelly
Patrícia Maia
Raquel Vilaça
Samuel Fróis
Solange Crisitina
Viviane Aparecida

O CICLO PDCATrabalho apresentado à disciplina de Administração da Produção do curso de Tecnologia de Processos Gerenciais 2º Semestre – Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, como requisito parcial para obtenção de créditos.

Orientador: Tânia Mara Valério

BETIM
2012
SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO 3
2.0 O PDCA 4
2.1 Primeira etapa P (Plan) Planejamento 4
2.2 Segunda etapa D (Do) Execução 52.3 Terceira etapa C (Check) Verificação 5
2.4 Quarta etapa A (Action) Agir 5
3.0 APLICAÇÃO NAS EMPRESAS E SUAS VANTAGENS 6
4.0 PDCA NA PRÁTICA 6
4.1 Identificação do Problema 7
4.2 Levantamento de Dados 8
4.3 Implantação da gestão a vista e padronização das ações 10
5.0 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 12

1.0 INTRODUÇÃO

O Ciclo PDCA, é a mais conhecida ferramenta da gestão daqualidade. Ele é um ciclo contínuo subdividido em quatro etapas (Plan, Do, Check, Act) que tem por finalidade proporcionar melhorias no processo e na gestão da empresa. O Ciclo PDCA foi criado por Shewarht na década de 30, e no Japão pós-guerra, foi intensivamente utilizado pelos japoneses através de Deming que os apresentou a ferramenta. Apesar de simplório, o ciclo PDCA proporciona grandesvantagens dentro do processo, gerando melhoria contínua, padronizações, cumprimentos de metas, dentre outros. Visto que até os dias atuais ele é aplicado em várias empresas multinacionais e nacionais como controle da qualidade influenciador das certificações.

2.0 O PDCA

O ciclo PDCA, é aplicado nas organizações para manter um resultado, ou obter melhorias do mesmo, detectando o problema, buscandoas suas causas, e montando um plano de ação. Segundo ISHIKAWA (1989, 1993) e CAMPOS (1992, 1994) o ciclo PDCA (Plan,Do, Check, Action) é composto das seguintes etapas:: Plan (planejamento , Do (execução, Check (verificação ) e Act (ação).

Figura 1: O ciclo PDCA
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_PDCA

Moura (1997, p. 30) conceitua Gerenciamento da Rotina como a “ação de coordenar eexecutar as atividades do dia-a-dia em nível operacional, praticando o ciclo PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Agir) e executando as atividades de acordo com as políticas e diretrizes da empresa”.

2.1 Primeira etapa P (Plan) Planejamento

A primeira ação é a detecção do problema, com base em estudos gerais da área de trabalho, buscam-se as causas, seleção de causas principais, e montagemde um plano de ação. Várias ferramentas da qualidade podem ser usadas como Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, Plano de ação 5W1H, etc. Deve-se criar um documento contendo um objetivo principal, as metas e métodos. Cada meta deve seguir com os métodos (seqüência de ações) para atingir o objetivo principal (a meta), e analisar minuciosamente cada meta e métodos escolhidos, pois cada uma deve terum procedimento diferente. Em seguida, é feito a checagem do método dentro do sistema 5W2H(O que deve ser feito, Quando, Como, Onde, Por que, Quem irá fazer, Quanto irá custar).

2.2 Segunda etapa D (Do) Execução

Um bom resultado dessa etapa depende da elaboração da etapa anterior, pois avaliando e evitando possíveis erros no planejamento, se tem um custo menor do que deixando para eliminaros erros na etapa de execução. Deve seguir o plano de ação elaborado na primeira etapa do ciclo PDCA.

2.3 Terceira etapa C (Check) Verificação

É a análise ou verificação dos resultados alcançados e dados coletados. Monitora e verifica os processos e produtos em relação às políticas, aos objetivos e aos requisitos estabelecidos e relata os resultados. Ela pode ocorrer concomitantemente com...
tracking img