O caso dos exploradores de cavernas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O caso dos exploradores de caverna

Resumo:

No início de maio de 4299, cinco membros da Sociedade Espeleológica (organização amadora de exploração de cavernas) adentram no interior de uma caverna de rocha calcária na comunidade de Commonwealth. Enquanto se distanciavam da entrada da caverna, ocorreu um deslizamento de terra, ocasionando quedas de pedras grandes que acabaram bloqueando aúnica entrada da caverna. Não retornando dentro do prazo normal, os familiares dos exploradores notificaram o Secretário da Sociedade. Houve informações de que os exploradores teriam deixado indicações do local da expedição. Logo em seguida, uma expedição de resgate foi enviada ao local.
O trabalho de resgate foi extremamente difícil, foi necessária a colaboração de mais operários, foram muitosgastos com máquinas para a locomoção das pedras na região erma, onde estava situada a caverna. Novos deslizamentos de terra ocorreram e em um desses desastres, dez trabalhadores morreram soterrados. Os fundos da Sociedade Espeleológica foram exauridos, foi necessária uma campanha de arrecadação financeira para complementar os fundos e uma subvenção do poder legislativo. A libertação dos exploradoressó foi possível após trinta e dois dias de muito esforço.
No vigésimo dia de isolamento na caverna, foi descoberto que os exploradores possuíam uma máquina capaz de enviar e receber mensagens (uma espécie de rádio transmissor) o que tornou possível a comunicação entre os exploradores e o acampamento de resgate. Os exploradores fizeram várias indagações, perguntaram quanto tempo no mínimo, levariao resgate. Os engenheiros responsáveis responderam que levaria pelo menos dez dias. Os exploradores, então, perguntaram se havia médicos no local e fizeram a seguinte pergunta: se poderiam sobreviver por mais dez dias sem comida na caverna. O chefe do comitê médico, respondeu que havia pouquíssimas possibilidades de sobrevivência. Houve uma pausa na comunicação e em seguida ao se comunicaremnovamente, Whetmore, pergunta se teriam chances de sobreviver alimentando-se de carne humana. O médico relutou em responder, mas afirmou que sim.
Whetmore, perguntou se seria aconselhável eles tirarem a sorte para determinar qual morreria lá dentro para servir de alimento para os outros, mas nenhum dos médicos se posicionou. Os exploradores pediram pra falar com autoridades religiosas, judiciárias, afim de saber a moralidade do ato de comerem carne humana na situação em que se encontravam. Entretanto, nenhuma das autoridades se propôs a responder. Após a ausência de respostas, a comunicação foi interrompida e os exploradores decidiram sacrificar um dos cinco, para a sobrevivência dos outros quatro integrantes.
Roger Whetmore propôs um sorteio através de lançamento de dados para escolheraquele que seria sacrificado. No entanto, antes de iniciar o jogo, Whetmore desistiu de participar, sugerindo aos companheiros que esperassem mais uma semana. Porém, os outros o acusaram de traição e quebra de contrato e procederam com o arremesso de dados, já que Whetmore havia se recusado, os outros fizeram o lançamento e o infortunado foi justamente o Whetmore, este foi morto e sua carne serviu dealimento para os demais que sobreviveram e foram salvos no trigésimo segundo dia.
Após o resgate os sobreviventes foram hospitalizados para se recuperarem da debilidade física devido á desnutrição. Em seguida, os mesmos foram a julgamento e em primeira instância foram condenados à pena de morte pelo Presidente do Tribunal, Truepenny, C.J. Após recorrerem às acusações, em segunda instância foramanalisados por quatro juízes: FOSTER, TATTING, KEEN E HANDY.
Foster, J. discorda do voto do Presidente e propõe que os réus sejam absolvidos, baseando-se numa posição jus naturalista, alegando que quando a vítima foi morta, eles não se encontravam em um “estado de sociedade civil”, mas em um “estado natural” e por isso a lei não poderia ser aplicada, neste caso a lei aplicável seria a que...
tracking img