Jogos educativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mamífero, Ave ou Peixe
Categoria: Linguagem, Vocabulário
Local de Desenvolvimento: Sala de aula
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Nenhum
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, Atenção, Linguagem, Vocabulário, Expressão, Grupos de palavras, etc.
________________________________________Formação: Os jogadores, de pé ousentados, formarão um círculo ou ficarão em seus lugares, exceto um, que ficará no centro ou à frente da turma.
Desenvolvimento: O do centro ou frente dirá: "Mamífero, ave ou peixe", e em dado momento se voltará na direção do grupo e, imediatamente apontando para um dos jogadores repetirá o nome de uma das três classes; contará nesse momento, de forma moderada a rápida, até 10. O aluno para o qual eleapontou, deverá citar um animal da classe indicada antes que a contagem seja concluída. Se não conseguir trocará de lugar com ele, e o jogo prosseguirá.

Variante: Pode-se substituir as classes de animais, por objetos ou coisas, dos reinos Animal, Vegetal ou Mineral.
Transformação
Categoria: Linguagem, Vocabulário
Local de Desenvolvimento: Sala de aula
Idade: 5 anos e acima
Materialnecessário: Papel e Lápis
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, Atenção, Linguagem, Vocabulário, Expressão, etc.
Formação: Os jogadores formarão dois ou mais grupos, colocados em filas, conforme a melhor disposição que a sala ofereça.
Desenvolvimento: O Orientador, entregará ao primeiro jogador de cada grupo, uma folha de papel, ondehaverá escrita uma palavra, que deverá ser a mesma em todas as folhas distribuídas. Ao sinal, cada um deles escreverá, abaixo, outra palavra, trocando somente uma letra, e entregará ao seu colega imediato na fila. Este deverá repetir o processo em cima da nova palavra, ou da anterior, desde que a nova palavra não seja igual. A vitória caberá ao grupo que terminar primeiro, não tendo sobre os outrosum excesso de duas faltas. Em caso de empate, vence quem cometer menos faltas.
Faltas: Escrever palavras substituindo mais de uma letra; Erro de ortografia; Palavras sem sentido, depois de substituída uma letra.
Palavras Trocadas
Categoria: Vocabulário, Lógica
Local de Desenvolvimento: Sala de aula
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Letras do alfabeto em cartões quadrados de 2 cm.Para cada série de consoantes deverá haver quatro ou cinco de vogais.
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, vocabulário, Linguagem, Expressão, Ordenação, lógica, etc.
Formação: Crianças sentadas à vontade numa mesa, ou no centro da sala.
Desenvolvimento: Cada jogador escolherá as letras suficientes para compor uma palavra, mas não ascolocará em ordem. A palavra escolhida deverá ser mantida em segredo. Após a escolha, os jogadores trocarão os cartões e cada um procurará organizar o vocábulo pensado pelo outro. Será considerado vencedor quem primeiro fizer a palavra.
Variações: Algumas vezes, os jogadores poderão dar dicas, como, por exemplo, dar pistas relacionadas com a palavra que pensou. Isso funciona bem quando osgrupos são de crianças das séries menores.
Dicionário
Categoria: Linguagem, Vocabulário
Local de Desenvolvimento: Sala de aula
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Letras do alfabeto em cartões quadrados de 2 cm. Para cada série de consoantes deverá haver quatro ou cinco de vogais.
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual,vocabulário, Linguagem, Expressão, Ordenação, lógica, etc
Formação: Crianças sentadas à vontade numa mesa, ou no centro da sala.
Desenvolvimento: Cada jogador receberá 50 cartões e far-se-á o desafio para ver quem será capaz de compor o maior número de palavras. Os jogadores irão deixando sobre a mesa ou chão, as palavras que formarem, a fim de que as letras só sejam usadas uma vez. Aquele que...
tracking img