O casamento de arnolfini

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Casamento de Arnolfini:
Talvez o quadro mais conhecido de Van Eyck, onde registou o casamento de Arnolfini, pintado em 1434 e encontra-se na National Gallery em Londres.
Esta obra, apesar de tera aparência de uma simples cena do quotidiano pode mostrar-se para além do que vemos, sendo um universo cheio de simbolismo relacionado com o matrimónio que exige uma análise a qualquer apreciadordesta obra.
Apesar de ser uma pintura num espaço limitado, o artista visou muitos elementos simbólicos para a realização desta cerimónia. Muitos deles não se vêm com grande pormenor nesta imagem, masque são visíveis quando nos encontramos em frente dela.
No quadro estão representados Giovanni Arnolfini di Nicolao e a sua esposa Giovanna Cenami.
Existem diferentes teorias sobre o significado einterpretação deste quadro. Muitos dizem que é um género de uma certidão de uma cerimónia de casamento retratando assim o momento em que o casamento é celebrado.
Em primeiro lugar, a representação docasal, pelos trajes, os gestos e feições mostram a grande importância que têm perante a cerimónia. Também mostram as suas posses e riquezas pelas vestes, Giovanna está a utilizar um vestido com váriosdetalhes e um cinto que parece ser feito de ouro e Giovanni Arnolfini usa uma espécie de capote que parece conter pele de animal, o que geralmente são caros. Ambos parecem estar a utilizar anéis,algo, que para além dos casais utilizarem, só pessoas que faziam parte da burguesia e da nobreza é que utilizavam. A cama e o tapete também podem ser objectos que simbolizam a sua riqueza.
Pelo ambientegerado na obra parece ser uma cena passada na época de Verão ou Primavera (devido as sandálias e a luz que entra pela janela) estes levam vestido grande e pesadas túnicas que podem confirmar a suaposição na sociedade e a sua situação económica.
Giovanni Arnolfini era um rico comerciante italiano que vivia em Burges. Está vestido num estilo de negociante e tudo indica que estava prestes a sair...
tracking img