Nomes do renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Francisco José Lucas Moutinho Rúbio
rubio@esec.pt

Van Eyck(1390-1441) Masaccio(1401-1428) Da Vinci(1452-1519)



1.Introdução
O Renascimento é o período artístico presente neste trabalho, onde surgiram grandes artistas ao longo do mesmo. A intenção deste trabalho é inserir os artistas na corrente artística mostrando e comparando algumas obras.
Inicialmente existe uma contextualizaçãosocioeconómica da época seguida da descrição das obras escolhidas. As que são apresentadas acrescentam algo de novo ao mundo da arte ou então mostram a genialidade do autor.
Para alcançar este fim distingui os ilustres quadros “O Casal Arnolfini” de Van Eyck, “O Pagamento do Tributo” de Masaccio e “A Anunciação” de Leornado Da Vinci. Com estas obras conseguimos ter uma abordagem da transição doGótico Flamengo para o Quatrocento até ao Alto Renascimento.

“Renascença italiana é “o surgir do individualismo,
é o despertar da aspiração á beleza (…)
e da felicidade de viver (…)”


2. Enquadramento teórico e conceptual
O período final da Idade Media sofreu grandes marcas por consecutivas crises e problemas sociais com relevantes consequências para as diversas sociedades da Europa.Grande parte dos intelectuais refugiaram-se em Itália continuando a usufruir da cultura greco-romana. Dessa forma deu-se início a um processo de renovação cultural e artístico. O Homem tomou consciência de si e da sua função no mundo criando assim um novo espírito. As ideias greco-romanas foram redescobertas e reinventadas e houve uma forte evolução da mentalidade e da cultura europeia.
Deu-se umapassagem do tradicional teocentrismo – Deus está no centro do mundo – para o antropocentrismo – o Homem está no centro das motivações e interesses, é um modelo e referência para todas as coisas. Passa a existir maior racionalismo, espírito crítico tal como maior vontade de saber e curiosidade. Há uma valorização reforçada de conceitos como:
- Humanismo – movimento cultural fundamentado nascapacidades e características do Homem.
- Individualismo – concretização das potencialidades de cada homem para a sociedade.
Desenvolve-se ainda a prática do mecenatismo – “hábito que os ricos aristocratas e burgueses italianos cedo adquiriram” de patrocinar os artistas e intelectuais da época. Um dos mecenas mais conhecidos Lourenço de Médicis.
Um dos focos do Renascimento foi Florença pordiversos motivos: prosperidade económico-financeira; independência política como cidade (República Livre); ambiente social propício ao desenvolvimento.

Surgiu então uma nova arte tão clássica quanto cristã no âmbito de reconciliar o pensamento clássico com a ideia de Deus e a fé.
Com toda esta evolução a nível social, cultural, político e artístico houve um renascimento do classicismo.
Durante aevolução artística a principal fonte de atracção foi o naturalismo. Havia uma preocupação no estudo do espaço e da geometria, da perspectiva linear (descoberta por Brunelleschi). A obra passa a ser independente e o artista torna-se cada vez mais autónomo.

Renascimento – Período do século XV à primeira metade do século XVI conhecido como o renascer das ideias clássicas greco-romanas. Em termoshistóricos corresponde à época dos Descobrimentos. Em suma, foi um tempo da História de grande crescimento social, político, económico, cultural e artístico onde os humanistas (período/época que acompanha a reforma) – eruditos: poetas, cientistas, artistas – tinham grande importância. A arte renascentista destaca-se por ser uma arte clássica e moderna.

3. Análise e reflexão crítica das obrasescolhidas
3.1- “O Casal Arnolfini” – 1434 – Van Eyck(fig.1)
Material: tinta de óleo;
Suporte: tábua de carvalho;
Dimensões: 82 × 59.5 cm;
Intenção: a obra teve como finalidade retratar o matrimónio entre o casal Arnolfini;
Tema: retrato;
Onde se encontra actualmente: The National Gallery (Inglaterra, Londres);
Significado: Talvez o quadro mais conhecido de Van Eyck, onde registou o...
tracking img