Judo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A FORMAÇÃO TÉCNICA EM JUDÔ
DIVINO ETERNO BRUNO ALVES CORREIA
PAULO SOARES DE LIMA JUNIOR

RESUMO
O trabalho em questão se objetivou discutir a relação estabelecida entre a formação acadêmica em Educação Física e a formação técnica em Judô. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura a respeito do Judô e em seguida umapesquisa de campo, através de entrevista semi-estruturada com um professor de Educação Física e um professor técnico que ministram aulas de Judô, em uma escola da rede privada e uma academia de grande estrutura de Goiânia. Assim, buscamos fazer algumas considerações que poderão dar suporte no trato do ensino aprendizagem desta modalidade e a importância de possuir uma formação em Educação Física.Palavras-chave: Judô; formação acadêmica em Educação física; formação técnica.

ABSTRACT
The work in question is aimed to discuss the relationship between academic in Physical Education and technical in Judo. For this purpose, we performed a literature review about Judo then a field research by semi structured interview with a physical education teacher and a technical teacher that teaches Judo at aprivate school and at a large structured gym of Goiania. Thus, we make some considerations that might support in dealing with the teaching and learning of this sport and the importance of having a background study in Physical Education.
Key-words: Judo; Academic in Physical Education; technical.

INTRODUÇÃO
No intuito de analisar e compreender o atual nível de conhecimento de professores coma formação acadêmica em Educação Física e professores com a formação técnica em Judô para o trato do ensino aprendizagem desta modalidade.
Acreditamos que se faz necessário esta pesquisa, para analisarmos qual a relação se da entre esses profissionais e assim pretendemos concluir o estudo trazendo considerações que poderão dar suporte no trato do ensino aprendizagem desta modalidade.
Portantoanalisaremos o nível de conhecimento de professores com formação acadêmica X formação técnica no trato do ensino aprendizagem do judô.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
O judô é um desporto praticado como arte marcial denominado como “caminho suave” ou “caminho da suavidade”, tendo como criador, o professor de Educação Física Jigoro Kano no final do século XIX.
Historia do judô
Certa vez um meninochinês, que se chamava Li-Tei-Feng foi pego de surpresa por uma tempestade. Buscou abrigo e, assustado, viu de longe árvores enormes sendo arrancadas do chão e levadas pelo vento. Ficou ainda mais assustado quando percebeu que apenas uma pequena arvorezinha resistira intacta ao vendaval. Li-Tei-Feng notou que durante a tempestade a copa da arvorezinha tinha se inclinado até o chão e voltado à posiçãooriginal quando tudo se acalmou. Transmitida durante milênios no outro lado do mundo, essa lenda reforça a filosofia oriental de que muitas vezes é preciso ceder para vencer. Esse é o princípio básico do judô, uma palavra que não por acaso significa, em japonês, caminho suave (FREITAS, 1970).
O judô teve origem na China, há mais de 2,5 mil anos, e registra uma longa história de transformação atéassumir a forma como é conhecido hoje – uma arte que integra corpo e mente e na qual a força física é tão importante quanto à força espiritual.
Desde os mais antigos tempos, em diferentes partes do mundo se desenvolvem diversos estilos de lutas a mãos desarmadas como o boxe, a luta livre, capoeira, taichi, karate, judô, jiu-jitsu dentre outras. No Japão se desenvolveu o ju-jitsu, o karate, o judô,e o sumô, pois se tratava de uma nação guerreira em constantes guerras internas e externas, e como nem todos podiam carregar armas foram se aperfeiçoando as técnicas de defesa pessoal com mãos livres. (KEIZI, 1993)
Jigoro Kano, um professor de educação física que era pequeno e fraco por natureza, praticante de algumas artes marciais como o jiu-jitsu, pelo propósito de não ser dominado por...
tracking img