Compostagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL - MÓDULO I

HUMBERTO LUIZ TEIXEIRA DE REZENDE















COMPOSTAGEM





















Viçosa
2011
HUMBERTO LUIZ TEIXEIRA DE REZENDE



















COMPOSTAGEM








Trabalho apresentado ao Curso (Gestão Ambiental– Módulo I) da UNOPAR - UniversidadeNorte do Paraná, para as disciplinas [Introdução a Gestão Ambiental, Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiversidade, Quimica Ambiental e Geologia e Geomorfologia Ambiental].

Orientador: Juliana Oliveira Damasceno.








Viçosa
2011

INTRODUÇÃO
Neste semestre estamos estudando sobre (introdução a Gestão A mbiental, Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiverdidade,Quimica Ambiental,Geologia e Geomorfologia Ambiental). O assunto deste trabalho será sobre o lixo produzido pela população de Jequeri/ MG, e o que pode ser feito para reduzir esse problema e melhorar o meio ambiente.
Hoje no Brasil se produz entorno de 241.614 toneladas de lixo por dia, onde 76% são depositados a céu aberto, em lixões, 13% são depositados em aterros controlados, 10% em usinas de reciclagem e 0,1% sãoincinerados. Do total de lixo urbano, 60% são formados por resíduos orgânicos que podem ser transformados em excelentes fontes de nutrientes para as plantas.
Por causa da grande quantidade de lixo orgânico que é produzido pela população, foi desenvolvida uma técnica de compostagem. A compostagem é um processo que pode ser utilizado para transforma diferentes tipos de resídos orgânicos em aduboque, quando adicionado ao solo, melhora as suas características físicas, físico-químicas e biológicas, assim reduzindo o uso de fertilizantes químicos na agricultura e também a proteção que a matéria orgânica proporciona ao solo contra a degradação, e o mais importante, a redução do lixo depositado em aterros sanitários pelo uso dos resíduos orgânicos para compostagem, assim melhorando anatureza.Essa técnica tem como objetivo reduzir o lixo jogado na natureza e melhorar as condições de vida de todos os seres vivos.
DESENVOLVIMENTO
Em todo o planeta um longo e continuo processo natural de reciclagem acontece todos os dias. Restos de plantas e animais se decompõem com ajuda de minhocas, fungos, bactérias e outros microorganismos. O resultado é um rico e nutritivo material chamado de aduboorgânico ou composto. A fabricação da compostagem imita o processo natural, porém com resultados mais rápidos e controlados. Na cidade onde eu trabalho (Jequeri/ MG) não tem nenhum projeto para trabalhar o lixo que é produzido (5,5 toneladas por dia) pela população, todo o material é jogado em uma area de mata e pior perto de uma nascente. A prefeitura poderia desenvolver um projeto para esse lixoque está sendo produzido e tentar reduzir o impacto na natureza. Como isso pode ser feito?_ Construindo uma usina ou fazer um trabalho com a população que seria sobre (compostagem familiar), esse trabalho tem um baixo custo, poderia reduzir concideravélmente a produção de lixo que é jogado no lixão da cidade.
A compostagem familiar pode ser feita em apartamento ou casa, é possivél recíclar olixo orgânico em qualquer lugar. Se for feita em casa a compostagem pode reduzir até 60% de todo o lixo doméstico, esses resíduos constituem todo o material de origem animal ou vegetal e cujo acúmulo no ambiente não é desejável. Por exemplo, estercos de animais (cavalo, porco, galinha etc), bagaço de cana-de-açúcar, serragem, restos de capina, aparas de grama, restos de folhas do jardim, palhadas demilho e de frutíferas etc. Estão incluídos também os restos de alimentos de cozinha, crus ou cozidos, como cascas de frutas e de vegetais, restos de comida etc. Assim diminuindo a quantidade de material enviado aos lixões.
Como montar uma composteira doméstica?
Para montar faça de blocos de alvenaria ( pode ser feita de caixas plásticas também) quatro baias de um metro cada, no entanto...
tracking img