O casal arnolfini de jan van eyck

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CASAL ARNOLFINI de Jan Van Eyck






Atividades







THALIA ASSIS BARROS – 1° Ano






Jataí - GO
BREVES COMENTÁRIOS

Ao falarmos de obras de Arte, abrimos uma porta para diferentes olhares e hipóteses de quando o quadro foi feito, por quais razões, as simbologias encontradas e assim por diante. Jan Van Eyck ao pintar o quadro do famoso casal Arnolfini, nos deixougrandes curiosidades em relação ao mesmo.
“Acredita-se que O Casal Arnolfini tenha sido encomendado para retratar Giovanni di Nicolao Arnolfini e sua esposa celebrando o noivado ou casamento deles. Outros, no entanto, creem se tratar de um retrato em memória da esposa morta de Arnolfini. No entanto, não se trata de uma união convencional.
A expressão séria do homem e a pose formal do casal nãosão de comemoração. A mão da mulher está solta do marido e a obra parece mais um lembrete de que eles são companheiros em um ato sagrado. O tom religioso é reforçado pelo rosário na parede, os sapatos descalços do homem e as cenas bíblicas ao redor do espelho.
Percebe-se uma proposta de invocar temas mais terrenos do casamento, com alusões a uma possível da gravidez da mulher. A obra denunciatambém uma união comercial. Eles devem ter casado porque são de duas famílias ricas e suas riquezas estão à mostra: laranjas caras e importadas sobre a mesa, tapete anatoliano, mobília e roupas caras.
O ponto alto da obra, artisticamente falando, é o espelho convexo. Jan van Eyck o usa como oportunidade para mostrar seu talento supremo como pintor de detalhes. Acima do objeto, encontra-se suaassinatura em latim: "Jan van Eyck esteve aqui 1434".
Outro detalhe interessante de O casal Arnolfini são os tamancos do homem. Eles constituem uma referência simbólica ao seguinte trecho do Êxodo: "Tira as sandálias dos pés porque o lugar em que estás é uma terra santa."
FONTE: http://noticias.universia.com.br/
A obra é sobretudo um reflexo do estilo do gótico flamengo e é possível destacarpontos do quadro em que o pintor quer que sobressaem:
▪ Osdetalhes: graças ao emprego do óleo os detalhes são bem desenvolvidos.
▪ Reprodução dos objetos e vestimentas: os flamengos orgulham-se do bem-estar material que conquistam, das suas pequenas posses, e representam-no nas suas obras.
▪ a naturalidade: Van Eyck esforçava-se em representar a realidade com a maior exatidão possível.
▪ apreocupação com a luz e com a perspectiva: A luz que penetra pela janela é suave e envolve subtilmente as formas. O recurso ao espelho de fundo dá uma sensação de profundidade muito verosímil.
Portanto, é de suma importância nos voltarmos para o passado, pois ele nos diz muito, logo afirma-se a necessidade da arte para o mundo.































QUESTÕESSOBRE A OBRA


Para descobrir as histórias que o quadro O Casal Arnolfini, de Van Eyck, segue uma lista de comentários relacionados com as perguntas encontradas no trabalho.

1. Sala.
2. Não. Ao observar as vestimentas e moveis percebe-se ser uma época mais distante.
3. Casal rico e jovem, pelos traços da pintura, e é importante comentar que em uma época mais distante, poucos possuiamfundos para pagar este tipo de pintura.
4. Provavelmente uma ocasião especial. Primeiro por se distacar o ventre da mulher, o que pode nos dizer que está esperando um filho, e segundo que temos as mãos ao centro da tela, o que pode representar uma união, dentro outras possibilidades.
5. Van Eyck pintou uma cama, espelho, candeeiro de tecto, janela, soalho, tapete, tamancos (2 pares), laranjas.
6.Os frutos, que são laranjas, estão sobre uma supreficie de um móvel.
7. A centralidade se dá pelas personagens humanas, principalmente por suas mãos, e ao fundo observamos um espelho.
8. No lado esquerto há os tamancos, um movel com laranjas sobre e a janela, e no lado direito encontramos uma cama com um cortinado.
9. Encontramos o candeeiro de tecto na parte de cima do quadro, e o cachorro na...
tracking img