O brasil e a economia global: mercados internacionais

O Brasil e a Economia Global.
O Brasil e a Economia Global.
O Brasil e a Economia Global.

Baumann, Renato.

      Hoje em dia, é fundamental entender a Economia e também outros setores deestudo da vida social, como Ciência, Tecnologia, Política e Educação, não mais olhando só para dentro das fronteiras do país.

      E este livro, composto por treze artigos de renomadas autoridades,visa exatamente dar a fundamentação teórica necessária para o estudo do fenômeno que se costuma denominar como Mundo Globalizado, e foi organizado por Renato Baumann, na ocasião, como presidente daSOBEET – Sociedade Brasileira de Estudo de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica.

      A obra é dividida em duas partes. A primeira é integrar o leitor ao assunto, particularmente aoconceito de Globalização, enquanto que a segunda trata objetivamente da contextualização da forma como o Brasil se enquadra no mundo globalizado.

      O livro começa com o relato do sociólogo eex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso sobre quadro que marcou o fim da Guerra Fria, na qual o capitalismo norte-americano venceu o marxismo soviético. Nesta conjuntura, não cabe mais odiscurso vago por um mundo mais justo, pois perspectivas bem mais alarmantes que a injustiça do capitalismo surgiram: as questões globais, ligadas ao meio ambiente e o perigo bélico e nuclear. Surge entãoa maior integração entre os países, que só atingirá às nações que estiverem mais bem preparadas (infraestrutura, Educação, Ciência e Tecnologia são fundamentais aos países que intencionarem um papelimportante no mundo globalizado).

      O ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, faz seu discurso apontando que representado por nações e grupos fundamentalistas, cuja paz poderia seratingida através do respeito e do compromisso das nações melhor posicionadas no quadro político-econômico para apoiar as menos favorecidas e gerar a estas melhor qualidade de vida. O ex-ministro...