Economia global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E. Benedito de Souza Lima




Tema: Mercados Internacionais – Brasil e a Economia Global





Nome: Bruna Moraes de Santana
Hugo Norio Lemes Shiraishi
Patrícia Tainara dos Anjos Ribeiro
Sergio Moreira Cardoso Junior
Série: 2ºC
Súmario

Introdução......................................03

Definição:
Mercados Internacionais..................
EconomiaGlobal...............................

O Brasil e a Economia Global: Mercados Internacionais..................

Conclusão..........................................


Referência Bibliográfica...................






Introdução
Trabalho referente a matéria Geografia sobre Mercados Internacionais, e o Brasil e a Economia Global.













Mercados Internacionais
O comércio internacional oucomércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade (ver rota da seda), mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, aglobalização, o surgimento das corporações multinacionais, o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.
O comércio internacional é uma disciplina da teoria econômica, que, juntamente com o estudo do sistema financeiro internacional, forma a disciplina da economia internacional.Economia Global
Os últimos anos foram marcados pelo desenvolvimento de um mercado cada vez mais globalizado. A década de 1970 foi fundamental, em virtude de grave crise do capitalismo deflagrada pelo aumento do preço do petróleo.
A aceleração tecnológica, marcada pela descoberta de novas tecnologias e novos materiais, mostrou uma eficiente resposta á crise.
A partir dos anos de 1980, a palavra deordem da nova fase do capitalismo passou a ser a competitividade. A formação de mercador comuns rompia as barreiras externas representadas pelas fronteiras nacionais.
No mesmo período, os Estados-nações também passou por grandes mudanças. Uma das Grandes marcas do capitalismo monopolista – a intervenção do Estado por meio da criação de empresas e da presença em áreas econômicas estratégicas, comoenergia, transporte e comunicações – passou a ser encarada como obstáculo ao livre desenvolvimento do mercado das relações econômicas entre os agentes privados.






O Brasil e a Economia Global: Mercados Internacionais
A política externa do Brasil é fundamentada no artigo 4º da Constituição Federal de 1988, que determina, nas relações do Brasil com outros países e organismos multilaterais,os princípios da não-intervenção, da autodeterminação dos povos, da cooperação internacional e tentativa de solução pacífica de conflitos. Ainda segundo a Constituição Federal de 1988, a política externa é de competência exclusiva do Poder Executivo federal, cabendo ao Legislativo federal as tarefas de ratificação de tratados internacionais e aprovação dos embaixadores designados pelo Presidenteda República.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), também conhecido como Itamaraty, é o órgão do Poder Executivo responsável pelo assessoramento do Presidente da República na formulação, desempenho e acompanhamento das relações do Brasil com outros países e organismos internacionais. A atuação do Itamaraty cobre as vertentes política, comercial, econômica, financeira, cultural e consulardas relações externas, áreas nas quais exerce as tarefas clássicas da diplomacia: representar, informar e negociar.

As prioridades da política externa são estabelecidas pelo Presidente da República. Anualmente, durante a Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, geralmente no mês de setembro, o Presidente da República, ou o Ministro das Relações Exteriores, faz um discurso onde são...
tracking img