O bom e velho "uai"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O BOM E VELHO “UAI”
Se há algo que é uma marca típica do falar mineiro é o termo “uai”. Muita gente pode até jurar de pé junto que não usa, mas é só dar uma relaxadinha nalinguagem que lá está ele: o bom e velho “ uai”. Mas qual seria a origem dessa palavra?
Uma teoria defendida por alguns estudiosos da nossa língua seria a de que taltermo teria a sua origem relacionada aos inconfidentes mineiros. Como eram considerados subversivos pela coroa portuguesa, encontravam-se escondidos para protegerem-se dapolícia e planejarem a revolução. Para não serem descobertos, os aliados utilizavam códigos, como três batidas na porta do lugar em que se encontravam para conspirarem contra ogoverno português. O membro que pretendia adentrar o esconderijo deveria também dizer a senha esperada que era, então, a sigla UAI, formada a partir das iniciais daspalavras União, Amor e Independência. Passadas as lutas e os anos restou-nos a simpática palavrinha, tão presente em nosso dia-a-dia.
Uma outra tese defendida, bem maispróxima de nós, nova-limenses, seria a de que o termo “uai” teria se formado a partir da pronúncia da palavra inglesa “why”, que traduzida para a nossa língua seria o pronomeinterrogativo “por que”. Curiosamente, muitas vezes o termo “uai” possui uma entonação interrogativa, seja no ínício ou no final da frase, como nos exemplos: ‘Cê não vai na,uai?; Uai, o que que aconteceu?
Como sabemos, a história de Nova Lima está vinculada à presença dos ingleses que deixaram suas marcas em nossa cidade e também em nossacultura e não seria de se estranhar que o “uai” tivesse aqui também suas raízes .

Vanessa A. Martins Fogli é graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais
tracking img