O bom selvagem - estado de natureza

Questão discursiva: Leia o texto abaixo e responda as perguntas apresentadas: “(Rousseau), ao ler descrições sobre os índios brasileiros diz: “eis aqui o Bom Selvagem,como sempre sonhei!” O índio brasileiro é o último remanescente na existência de um Estado de Natureza, do elo perdido do paraíso. A partir da descrição do modo de vida doíndio brasileiro, de sua relação idílica com sua ambiência, Rousseau constrói o Mito do Bom Selvagem”. (www.notasdeaula.org.br/Filosofia do Direito). Com base no estudadonesta aula, explique a diferença entre a concepção rousseauniana do “bom selvagem” e a concepção hobbesiana da natureza humana.



Questão de múltipla escolha: No que serefere à forma e o regime de governo, o Brasil, atualmente, vigora a:

A) Monarquia Parlamentarista

B) Monarquia Absoluta

C) República Aristocrática

D)República Parlamentarista

E) República Presidencialista


Questão discursiva: Para Hobbes, os indivíduos vivem isolados em um determinado território, vigorando a guerra de“todos contra todos”. Aqui, reina o principal medo: o da morte violenta. A posse do território não tem reconhecimento (é ilegal, pois foi imposta pela força e não por umaconduta social)

Para Rousseau, os indivíduos vivem em isolados em florestas, longe das guerras e desconhecem a guerra. Aqui, reina a paz, e essa paz termina quando alguémtoma posse de alguma terra e diz: “é meu”. A divisão entre o “meu” e “teu” (propriedade privada) dará origem ao estado da sociedade, que se transforma em guerra de todoscontra todos (Hobbes)

Mas duas concepções se encontrarão na luta entre fracos e fortes pelos seus bens (propriedades).



Questão de múltipla escolha: letra “E”.
tracking img