O ato de brincar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

CURSO LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
NÚCLEO IDJ/MERITHUS





Francisco Douglas Hurtado Maia







Titulo do trabalho:O ato de Brincar como ferramenta de aprendizagem.















Horizonte – Ceará
2012
Francisco DouglasHurtado Maia







Titulo do trabalho: O ato de Brincar como ferramenta de aprendizagem.














Projeto de pesquisa apresentado a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado Pleno em Pedagogia, sob orientação do Prof. Ms. José Wagner de Almeida.Horizonte – Ceará2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................
2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA...............................
3 OBJETIVOS..............................................................................
3.1 Objetivo geral
3.2 Objetivosespecíficos
4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGIGOS................................
5 QUADRO TEÓRICO................................................................
6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES..........................................
7 BIBLIOGRÁFIA.........................................................................Introdução

A presente pesquisa objetiva conhecer o trabalho desenvolvido com o brinquedo(o ato de brincar) nas escolas de educação infantil,visando identificar as influências do brinquedo na formação da criança e como se dá seu processo de aprendizagem,como é trabalhado o brinquedo e como se dá a interação deste com a educação.Na Educação Infantil,a criança épreparada para a aprendizagem com critérios de desenvolver hábitos, habilidades, atitudes favoráveis para a mesma e comportamentos necessário a sua vida escolar,através de atividades consideradas lúdicas e criativas.Ao brincar,as crianças se relacionam com outras crianças,sendo capaz de perceber-se com um ser no mundo numa relação entre o que é pessoal e o que é do grupo.Portanto,o brinquedo é umaatividade que permite o ingresso no mundo da imaginação e no mundo das regras e que deve ser a atividade privilegiada nas instituições de educação infantil.
A intenção deste projeto é sensibilizar os professores de educação infantil e do ensino fundamental das séries iniciais do importante papel que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos exercem no desenvolvimento da criança. Para isso se faznecessário saber o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental analisar o papel do educador neste processo lúdico, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona.
O brincar é uma atividade vital para a criança, é a maneira pela qual ela descobre seu mundo, levanta hipóteses, pensa e reflete sobre ele emconsonância com a vida dos semelhantes. Toda criança tem no brinquedo a realidade que ela não pode viver. O brinquedo traduz para a vida real a própria realidade infantil.
O período pré-escolar deve preparar as crianças para a escola. Neste Projeto iremos abordar a importância não só de prepará-las para a escola bem como vivenciar o presente, pois a primeira infância é um período da vida onde sepode viver muito intensamente.Destacaremos o brincar como o fator principal para o desenvolvimento da criança pequena para sua totalidade.A educação física pré-escolar dá a criança o direito a um desenvolvimento integral e harmônico, dando-lhe espaço para que desenvolva, primeiramente na área motora e consequentemente na cognitiva, social e emocional.
Perante isto foi-se possível analisar a...
tracking img