O ato de brincar e sua influência na psicomotricidade e sociabilidade.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marina Bacci
Sandra Kikumoto
Telma Ap. Allegretti Bonaparte Martins
Profa. Lana Paula Crivelaro




Psicopedagogia 2009





O ato de Brincar e sua influência na psicomotricidade e sociabilidade.












Faculdade Veris Educacional
Campinas 2010

* Marina Bacci
** Sandra Kikumoto
*** Telma Ap. Allegretti Bonaparte Martins
**** Lana Paula Crivelaro
VerisFaculdades

Resumo

Este artigo discute a importância do ato de brincar para o desenvolvimento da criança na primeira infância. O ato de brincar permite que a criança expresse sentimentos, desenvolva a imaginação e a criatividade.Procura destacar a importância do brincar para a saúde física, emocional e intelectual da criança, que brincando desenvolve potencialidades, visto que é umfacilitador de aprendizagem, pois está intimamente ligado a relação de aprendizado da criança. O desenvolvimento social é destacado, pois as crianças se constituem os atores de suas próprias experiências sociais, organizando suas ações e interações e criando regras de convivência social. O ato de brincar é de suma importância para a psicomotricidade, pois através do brincar é possível descobrirdificuldades apresentadas pela criança como lateralidade e coordenação motora, bem como estimular esse desenvolvimento.

Palavras- chaves: psicomotricidade; sociabilidade; aprendizagem; brincar

____________________
*
**
*** psicodramatista pelo Instituto Animus, graduada em Serviço Social pela PUC Campinas, assistente social da Fundação FEAC, técnica de referência de entidades de Educação Infantil.**** mestre em educação pela UNICAMP, especialista em Educação em Saúde pela UNIFESP, graduada em Fonoaudiologia pela PUC Campinas. Coordenadora dos cursos
de especialização da área de educação oferecidos pela Veris Faculdades.

Introdução

Não podemos falar sobre o ato de brincar e de sua significativa importância para o desenvolvimento da criança, sem antes mencionarmos historicamente aconcepção sobre a infância e nos perguntarmos qual é a nossa concepção de infância.
De acordo com Ariès (1998), durante a Idade Média, a criança era vista como um adulto em miniatura pelo fato de não haver preocupação com a sua formação. A aprendizagem se dava na convivência com os adultos em suas tarefas. A socialização da criança e a transmissão de valores e de conhecimentos não eram garantidaspelas famílias.

A sociedade medieval não dava muita atenção à infância, havia um alto índice de natalidade, mas a mesma proporção era de mortalidade infantil, não havia o sentimento de apego à criança. (ARIÈS, 1981, p.58)


No século XIII, surge um novo olhar da sociedade sobre a criança e sua aprendizagem.
A partir do século XIX, a criança é percebida como um cidadão, comoum ser humano que necessita de atendimento especializado e de ter suas necessidades físicas, cognitivas, psicológicas, emocionais e sociais supridas.
E, finalmente, na última década do século XX a criança tem seus direitos assegurados por lei, a partir do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
 Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentaisinerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Art. 16. IV - brincar, praticar esportes e divertir-se; (Lei N° 8.069, de 13 de Julho de1990).













A relação entre o brincar e o desenvolvimento infantil


A primeira infância é a base para todas as aprendizagens humanas, é um fator determinante que propiciará a definição de suas contribuições sociais na idade adulta. Nesta fase, seu progresso deverá estabelecer o desenvolvimento da linguagem, crescimento cognitivo, habilidades motoras, adaptativas e aspectos...
tracking img