O assistente social na educacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIVANILDE DE SOUZA VALARES RA: 182851




















Curso: SERVIÇO SOCIAL Turma: 8º semestre Ano: 2012/2
MODULO: Integração Teoria e Prática
Laboratório de Práticas Integradas























MANAUS – AM
2012





O ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCACAO
• Introducao
O presente texto tem a finalidade de apresentar osfundamentos teoricos, encontrados no livro texto e nas tele aulas os quais foram discutido em equipe, que refere-se aos principais desafios encontrados pelo o profissional de assiste social na educacao . pois atraves dele podemos evidencia que a possibilidade de atuação do assistente social na escola pode se concretizar na medida em que o profissinal de servico social, possa exercer a função dearticulador e mediador de alguns conflitos que estão cada vez mais presentes na sociedade e principalmente no espaco escolar. O qual nao atinge somente os alunos mais tambem toda a estrutura familiar. Nesse sentido, ressalta-se que a questão social e objeto de estudo do Serviço Social e que suas refrações estão presentes em todas as esferas da sociedade. Sabendo assim que a escola, agregardiferentes conflitos, e também em lócus que esses conflitos refletem sobre cada individuo presente, exigindo dos profissionais que desenvolve o seu trabalho neste espaço, busquem cada vez mais maneiras para intermediar tais conflitos. Envolvendo o trabalho de uma equipe multidisciplinar, na qual se deve inserir a “ação ou fazer” do Serviço Social.
Os desafios sociais a serem combatidospelo Assistente Social na área da educação são: Baixo rendimento escolar, Evasão escolar, Desinteresse pelo aprendizado, Problemas com disciplina. Insubordinação a qualquer limite ou regra Escolar, Vulnerabilidade às drogas, Atitudes e comportamentos agressivos e violentos. 28/8/201216 O desafio e redescobrir alternativas e possibilidades para o trabalho profissional no cenário atual; traçarhorizontes para a formulação de propostas que façam frente à questão social e que sejam solidarias com o modo de vida daqueles que a vivenciam, não só como vitimas, mas como sujeitos que lutam pela preservação e conquista da sua vida, da sua humanidade. Essa discussão e parte dos rumos perseguidos pelo trabalho profissional contemporâneo (IAMAMOTO, 1998, p.75).
As dificuldade esta em sefazer efetiva a atuacao deste profissional dentro da area educacional conforme o projeto de lei aqui sitado ,porque no papel ele esta bem definido porem na pratica falta muito para se fazer comprir. Sabendo que este profissional vem na defesa de valores emancipatorios e universais da luta pela defesa intransigente dos direitos humanos com um conjunto de principios com a necessidade da cidadaniapropriamente dita e dos direitos sociais por ele articulado, advindo da democracia ou seja a luta pela efetiva, emancipacao politica e o enpenho na eliminacao de toda forma de preconceito e discriminacao – principalmente em nosso pais. Nesse contexto, nota-se que os caminhos tomados pelo ensino têm-se mostrado deficientes no enfrentamento da exclusão social que afronta o Brasil. O numero devagas, de professores qualificados falta de estrutura das escolas e inúmeros outros fatores não tem sido suficientes para o atendimento aos alunos, sendo hoje um grande desafio a melhoria de sua qualidade em todos os setores da educação. Martins (1999) analisa que apesar do esforço e do investimento técnico pedagógico nas escolas a incidência dos fatos revelam o fracasso escolar. A violênciapresente no interior das escolas demonstra a questão social, que esta cada dia mais interiorizada na realidade escolar, dificultando o cumprimento da sua finalidade maior como instituição educacional, ou seja, a formação dos brasileiros como cidadãos. Ao mesmo se aplica a defesa da qualidade dos servicos prestado a populacao, e imprescindivel que este profissional seja competente no ponto de vista...
tracking img