Clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE MUDANÇAS E CULTURA ORGANIZACIONAL








TURMA: 19
DOCENTE: Maria da Apresentação Barreto
DISCENTES: Ceci Gomes Almeida da Silva
Felipe Wagner de Lima Costa
Pedro Henrique Carvalho de Brito
Maria Edlívia Janaina Fernandes
Samara de Araújo Medeiros










NATAL2012

INTRODUÇÃO



CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A Mongeral Aegon Seguros e Previdência S/A está presente 177 anos, em mais de 50 cidades e conta mais de 700 funcionários pelo Brasil. Em Natal a empresa existe há aproximadamente á quinze anos. Sua localização fica na Avenida Prudente de Morais, 744, Sala 601 a 603, Espaço empresarial Giovanni Fulco, Tirol, Natal/RN. Na filial emNatal é constituída por três funcionários, sete corretores de salão e três agentes externos.



CLIMA ORGANIZACIONAL


É a qualidade do ambiente que é identificada ou experimentada pelos integrantes da organização e que influencia o comportamento dos mesmos, sendo assim possui relação direta e indireta na motivação, na produtividade e também no grau de satisfação das pessoas ligadas aela. Portanto, pode-se dizer que os valores e crenças dos colaboradores influenciam a atmosfera psicológica da organização.
Segundo Luz (2003, p.4):
“Clima Organizacional é o reflexo do estado de ânimo ou grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento (...) a atmosfera psicológica que envolve, num dado momento, a relação entre empresa e seusfuncinários”


Para Chiavenato (1998), “o clima organizacional refere-se ao ambiente interno existente entre os membros da organização e está intimamente relacionada com o grau de motivação de seus participantes”.
Percebe-se que é de fundamental importância manter um bom grau de satisfação entre os colaboradores, pois possibilita o desenvolvimento de habilidades e geração de novasidéias. A procura pelo aperfeiçoamento do clima é algo que tem se mostrado uma grande barreira para várias empresas.





JUSTIFICATIVA

Entender as pessoas e o meio que elas estão inseridas é primordial para se ter uma visão real do ambiente organizacional. Detectar as angústias, sonhos, frustrações, como também alegrias, motivações de cada um, permitirá promover tratamento emelhorias dos implicativos e enaltecimento dos pontos fortes.
Assim, a motivação tem sido redescoberta como um instrumento valioso para a abertura de caminhos rumo à qualidade e à produtividade (BRANDÃO, 2001). A motivação no ambiente de trabalho é influenciada também pela maneira que os líderes apoiam, orientam, e estimulam seus subordinados. As pessoas são produtivas quando estão de bemconsigo, com a empresa e com o trabalho que realizam. Quando esses três fatores ocorrem ao mesmo tempo elas podem produzir, podem resolver os problemas e podem tornar-se motivadas. Em contrapartida, se houver sentimentos de insegurança, mal estar, raiva, insatisfação e frustração, as consequências se tornarão desastrosas para si e para a empresa. As pessoas trabalham melhor quando sentem satisfaçãopessoal naquilo que fazem.
Casado (2002) destaca que ainda não se tem clareza quanto à efetividade das ações organizacionais destinadas a motivar as pessoas no trabalho, embora motivação seja um dos temas mais abordados e mais controvertidos em gestão de pessoas, devido a sua desarticulação entre conceitos teóricos e a prática organizacional. Conforme destaca a autora:Ao que tudo indica, existe disparidade entre o que se entende por motivação e o que se espera dela na prática, ou seja, o que se pratica sobre motivação nas organizações estão muito distantes da discussão e do entendimento conceitual dos estudiosos do assunto (CASADO, 2002, p.247).


Na Mongeral Aegon verifica-se uma grande disparidade entre o grupo de corretores. Uns com pouco...
tracking img