Eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de uberaba

O PAPEL DO ENGENHEIRO ELETRICISTA NA REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS

Uberaba-MG
2012
MARIA ANGELICA CORREA TEOTONIO
MARCOS JUNITI YONEMOTO PEIXOTO
BRUNO DA SILVA BORGES
FERNANDO CARLOS DE CARVALHO
JEDIAEL LAET MARTINS

Métodos para redução dos impactos ambientais


Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências do ProfessorManuel Neto da disciplina de Introdução a Engenharia do curso de Engenharia Elétrica.

UBERABA-MG
2012
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
FIGURA 1: Efeito estufa 8
Sinalizador para pássaros 10
Braços com as bombas hidráulicas 13
Usina nuclear 14

Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 4
3. JUSTIFICATIVA 5
4. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 6
5. DEFINIÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL 7
6. FATOSDECORRENTES DA DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE 8
6.1 DANOS CAUSADOS PELO EFEITO ESTUFA 8
6.2 COMO ELE SE MANIFESTA 9
7. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE FATOS QUE INFLUENCIAM NA CONTRIBUIÇÃO DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE 10
7.1 TRANSMISSÃO 10
7.2 O CARRO 11
7.3 LIXO ELETRÔNICO 11
8. VANTAGENS SOBRE GERAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL 13
8.1 GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE ONDAS DO MAR 13
8.2ENERGIA NUCLEAR 14
8.3 ENERGIA EÓLICA 14
8.4 ENERGIA SOLAR 15
8.5 CARRO ELÉTRICO 16
9. CONCLUSÃO 17
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

1. INTRODUÇÃO

O trabalho consiste em citar os danos causados ao meio ambiente e mostrar a importância do engenheiro eletricista para reduzir os impactos ambientais. Visando ter um projeto com ótima eficiência e que não cause grandes danos ànatureza.
O motivo da escolha deste tema tem o intuito levar o conhecimento adquirido com a pesquisa aos ouvintes, conscientizar sobre a importância do meio ambiente e que dependemos dele para viver.

2. OBJETIVO

O ser humano sempre teve ligação direta com o meio ambiente, desde o princípio da evolução humana, sempre o homem manteve uma relação de submissão com o meio ambiente.
Mas ohomem não tem dado muita importância ao meio ambiente, pode-se notar visivelmente alguns impactos ambientais como a diminuição da biodiversidade, erosão, inversão térmica, efeito estufa, destruição da camada de ozônio, mudanças climáticas, entre outros.
O objetivo do projeto é informar o papel do engenheiro eletricista na redução dos impactos ambientais, mostrando projetos em ótimas condições e quese levam em conta o pensamento de preservação do meio ambiente que não pode ser deixado de lado. Lembrando que o meio ambiente sempre teve uma grande relação com o ser humano e um sempre depende do outro.

3. JUSTIFICATIVA

Hoje em dia não se pode esquecer do meio ambiente. Qualquer projeto que se faça tem que se levar em consideração a preservação do mesmo.
Nunca foi falado como hojesobre os impactos causados pelo homem no meio ambiente, atualmente há uma preocupação maior com a natureza que antes não existia, é fácil encontrar relatos de como preservar o meio ambiente, projetos como a Rio +20 que tem como tema o desenvolvimento sustentável.
O engenheiro sempre deve pensar em maneiras para beneficiar o meio ambiente como reflorestar as áreas desmatadas, criar processos para anão poluição ou a despoluição de rios, a aplicação de desenvolvimento sustentável, uso consciente dos recursos naturais, evitar poluições, dentre outras.
O nosso projeto visa reforçar a ideia de como a natureza é importante para o ser humano e que sem o meio ambiente, não existe vida. Por isso toda essa ênfase nesse assunto.

4. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O Desenvolvimento Sustentável foicitado pela primeira vez, em 1983, comandada então pela primeira ministra da Noruega, Gro Harlem Brudtland, propôs que o desenvolvimento econômico fosse integrado ao meio ambiente, estabelecendo-se assim o conceito Desenvolvimento Sustentável.
O termo Desenvolvimento Sustentável, significa uma forma de desenvolvimento que não agrida ao meio ambiente, mantendo-se respeito e um equilíbrio às...
tracking img