O anticristo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quem é o Anticristo

O autor, seguindo o pensamento assembleiano tradicional, afirma que o Anticristo é uma pessoa. Sem dúvida, o mundo conhecerá um poderoso governante (sobre a extensão de seu governo, ver a seção seguinte), que na tradição cristã é chamado assim. No entanto, o termo “anticristo” aparece apenas nas cartas de João (1Jo 2.18,22; 4.3; 2Jo 7), e ali parece indicar uma tendência,não uma pessoa em particular, tanto que o termo também é usado no plural (2.18; compare com “enganadores”, 2Jo 7). O nome Anticristo não parece no livro de Apocalipse. Esse líder satânico, na profecia de João, é denominado “a besta” (Ap 13). Por essa razão, alguns autores preferem se referir a ele como o “homem do pecado” (2Ts 2.3). Um estudo honesto, mesmo que não muito aprofundado, irádeterminar que nada liga o “anticristo” das cartas à “besta” (reino/ personagem) do Apocalipse de João. Embora, por força da tradição, não seja errado utilizar o nome Anticristo (com letra maiúscula neste artigo) para indicar a personagem, penso que a expressão “homem do pecado” pode ser mais facilmente ligada à “besta do mar” (Ap 13.1), ou seja o Anticristo (a “besta da terra”, de Ap 13.11, é outrapersonagem, o Falso Profeta) .

O “espírito do anticristo” já opera no mundo desde os tempos do apóstolo (1Jo 4.3). Pela interpretação que prefiro, não seria a pessoa/ personagem, mas a base sobre a qual a “besta” assentará o seu governo. Lembre os seus alunos de nos dias atuais, mais do que nunca, o cristianismo tem sido combatido, tanto pela ditadura do politicamente “correto” (que tem incitado odiscurso preconceituoso contra a Bíblia, considerada, por exemplo, um livro “homofóbico”), quanto pela rejeição aberta à ética judaico-cristã como padrão desejável de conduta. Já existe até quem fale em “mundo pós-cristão”. Sugiro que você pesquise o assunto a fim de passar exemplos atuais e convincentes aos seus alunos.

O aparecimento do Anticristo

Na concepção pré-tribulacionista(segundo a qual o arrebatamento da Igreja ocorrerá antes da grande tribulação), o governo do Anticristo será instaurado no período da Grande Tribulação. Seria interessante que você se inteirasse dos argumentos apresentados por outras vertentes teológicas sobre esse tema. A principal razão é que, em suma, a cronologia das últimas coisas não passa de especulação, embora os nossos mestres (assembleianos)tenham o péssimo hábito de apresentar a teologia dispensacionalista como “bíblica” e as demais como “antibíblicas”. Isso é desonestidade intelectual, e o bom professor não pode concordar com tal atitude. Outra razão é que os alunos podem questioná-lo sobre o assunto, e você precisa estar preparado. Ainda que a sua convicção coincida com o o pensamento assembleiano tradicional, você precisa estarciente de que nesse terreno tão especulativo, quase tudo deve ser encarado como possibilidade, não como dogma. Sugiro que você consulte Teologia sistemática: uma perspectiva pentecostal, de J. Rodman Williams (São Paulo: Vida, 2011; para uma resenha dessa obra, leia aqui; não confundir com a obra homônima lançada pela CPAD).

O sustento do governo do Anticristo

Destacam-se o “dragão”(Satanás), que deu autoridade à “besta do mar” (Ap 13.4) e o Falso Profeta (a “besta da terra”). De acordo com o autor, o Falso Profeta realizará o milagre da ressurreição do Anticristo. Na primeira seção, referi-me à “besta do mar” como reino e personagem. Isso porque essa besta tem dez chifres, que representam dez reinos sob a autoridade do “homem do pecado”. Assim, o termo “besta” pode se referir àpersonagem ou ao reino composto por dez federações ou Estados. Em Apocalipse 13.3, lemos que “uma de suas cabeças [foi] como ferida de morte”, mas “a sua chaga mortal foi curada” por intervenção da “besta da terra”. É dito no comentário (e é a crença de muitos teólogos pentecostais) que o Anticristo (personagem), provavelmente dado como morto num atentado, reaparecerá como ressuscitado pelo Falso...
tracking img