O altetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O atletismo


O atletismo é o esporte mais antigo e nobre de todos, sendo utilizado como base para a prática de diversas outras modalidades.
Originalmente, seu intuito era premiar o mais forte, o mais alto e o mais rápido dos homens. Os primeiros indícios de competições de atletismo datam de 4 mil anos atrás, quando homens egípcios disputavam corridas entre si. Na Grécia, o atletismo era opilar das Olimpíadas Antigas.
Mais adiante, o atletismo ressurgiria na Inglaterra do século XIX. Nessa época, as corridas se tornaram populares, e competições eram organizadas de maneira irregular.
Em 1825, provas para amadores foram disputadas em Uxbridge. Dois anos depois, em Eton, foi criada a corrida com obstáculos. Em 1834, surgiriam as primeiras regras oficiais do esporte, mas apenas paraalgumas provas. O primeiro torneio oficial, entretanto, seria organizado somente em 1864, quando as universidades de Oxford e Cambridge passaram a se enfrentar anualmente.
Na América, os argentinos foram os primeiros a praticar esse esporte, em 1867. Nos Estados Unidos o primeiro campeonato nacional foi disputado em 1968.O atletismo integra o programa das Olimpíadas Modernas desde sua primeiraedição, disputada em 1896, na Grécia. A Federação Internacional de Atletismo Amador (Iaaf), que regula o esporte até hoje, só seria fundada em 1913, em Londres, na Inglaterra.
Regras
Existem muitos tipos de provas de atletismo, sendo que cada uma privilegia uma qualidade atlética do ser humano.Nas Olimpíadas, são disputadas 24 provas diferentes: 100 m, 110 m com barreiras (100 m para mulheres),200 m, 400 m, 400 m com barreiras, 4 x 100 m, 4 x 400 m, 800 m, 1500 m, 5000 m, 10000 m, 3000 m com obstáculos, salto em distância, salto triplo, salto em altura, salto com vara, arremesso de peso, arremesso de martelo, arremesso de disco, arremesso de dardo, maratona, decatlo, heptatlo e marcha atlética.
Veja como funciona cada uma delas:100 m rasos: é a prova mais nobre do atletismo, que premiao homem e amulher mais rápido(a) do mundo. Nela, oito competidores correm 100 m em linha reta e vence quem chegar primeiro.
110 m com barreiras (100 m para mulheres): oito competidores têm de percorrer a distância predefinida pulando as dez barreiras que existem no percurso. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada.



200 m rasos: segue a mesma linha dos 100 m, mas com o dobro dadistância. A largada acontece na curva da pista, com os atletas posicionados em marcas que não ficam exatamente umas ao lado das outras, para que o competidor que largue na parte interna da pista não saia com vantagem.
400 m rasos: corresponde a uma volta inteira na pista de atletismo. A largada se dá no mesmo estilo dos 200 m rasos.
400 m com barreiras: segue a mesma linha dos 110 m com barreiras (100m para mulheres), mas as dez barreiras nesse caso são um pouco menores (veja mais no item Local).
Revezamento 4 x 100 m: uma equipe formada por quatro atletas deve percorrer 400 m (100 m cada atleta), sendo que ao fim de sua participação o atleta deve passar um bastão para o seu companheiro. Essa troca pode ocorrer em um espaço limitado de 20 m. Caso ultrapasse essa marca, a equipe poderá serdesclassificada. Se o bastão cair, somente aquele que o derrubou poderá pegá-lo novamente.
Revezamento 4 x 400 m: segue a mesma linha do revezamento 4 x1 00m, mas a distância percorrida por cada atleta é quatro vezes maior.
800 m: é uma prova de meia-distância, na qual os competidores devem percorrer toda a extensão da pista de atletismo duas vezes. Vence aquele que cruzar primeiro a linha dechegada.
1500 m: outra prova de meia-distância. Segue a mesma linha das outras provas de velocidade, consagrando aquele que primeiro cruzar a linha de chegada.
5000 m: é conhecida como uma prova de fundo, por não se tratar apenas de uma competição de velocidade. Vence aquele que cruzar primeiro a linha de chegada.
10000 m: é a prova do atletismo mais longa disputada dentro de um estádio. Assim...
tracking img