Familia e seu ciclo vital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1.Introdução......................................................................................
2.Fase da Aquisição..........................................................................
2.1.Criação e desenvolvimento dos filhos.........................................
3.Fase da Adolescência....................................................................
3.1.Gravidez naadolescência...........................................................
4.Fase da Maturidade........................................................................
5.Fase do Idoso.................................................................................



1.Introdução
De acordo com Cerveny e Berthoud (1997; 2002) o ciclo vital da família brasileira subdivide-se emquatro fases: fase de aquisição, fase adolescente, fase madura e fase última.
Segundo Cerveny e Berthoud (1997), em todas as fases do ciclo vital, as pessoas que fazem parte da família estão em processo de aquisição, no entanto a primeira fase do ciclo vital familiar recebe esse nome porque a aquisição é a característica mais central e específica. Assim, os objetivos dessa fase estãoem encontrar o lugar para morar, o emprego que proporcione condições de sobrevivência, os acessórios domésticos que facilitam a vida, o carro, o seguro saúde, muitas vezes até a complementação educacional.
Os filhos pequenos também fazem parte dessa primeira fase, em que se inicia a aquisição de um modelo familiar próprio, com as pessoas selecionando, entre os modelos adquiridosem suas famílias de origem, aqueles que vão adotar em seu casamento.A chegada do primeiro filho também é um grande marco na fase de aquisição, indicando a mudança de papéis,surgem dois sub-sistemas (parental e filial), assumem-se  novas funções, tarefas e uma reorganização relacional.O casal assume a parentalidade, coexistindo o sub-sistema conjugal e parental, que não devem confundir seu espaço.(cit in Alarcão,2006).
Na segunda fase pode-se dizer que um é evento previsível que apresenta grande impacto na vida familiar,a adolescência, considerada como uma crise importante no contexto familiar (Kalina, 1999; Tallón & cols., 1999). Encarada como uma fase do ciclo de vida familiar, a adolescência apresenta tarefas particulares, que envolvem todos os membros da família.Depois,vem a terceira fase,a fase da maturidade em que os filhos saem de casa para construir sua própria família ou para estudar,trabalha,etc.
(Damtom,2009)Por fim,vem a fase dos avós,agora é a vez dos avós ou bisavós serem cuidados pelos filhos,a última fase,que pode se tornar uma fase de enriquecimento para toda a família,se os avós contarem sua historias de vida para os filhose para os netos.

2.Fase da Aquisição
Segundo Cerveny e Berthoud (1997), em todas as fases do ciclo vital, as pessoas que fazem parte da família estão em processo de aquisiçao que é a característica mais central e específica.(Damtom2009)A família vive seu tempo de crescer,no tamanho,na escolha do modo de vida,na busca de uma casa para morar,na divisão cada vez maior do espaço paraa criação e a educação dos filhos,na convivência com o avós,tios,irmãos,vizinhos,escolas e comunidade.
No início enfrentaram dificuldades financeiras e, em alguns casos, foi necessário passar um tempo nas casas de parentes e amigos até adquirirem uma estrutura mais estável. Tudo isso confirma as tarefas da fase de aquisição, conforme a Teoria do Ciclo Vital (Berthoud & Bergami, 1997).
2.1Criação e desenvolvimento dos filhos
Os filhos pequenos também fazem parte dessa primeira fase, em que se inicia a aquisição de um modelo familiar próprio, com as pessoas selecionando, entre os modelos adquiridos em suas famílias de origem, aqueles que vão adotar em seu casamento. A chegada do primeiro filho é um grande marco na fase de aquisição, indicando a mudança de papéis no...
tracking img