Habib´s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Em que consiste a estratégia low fare low cost adotada pelo Habib’s? Qual a sua relação com a decisão da organização de verticalizar sua cadeia produtiva?
A estratégia low fare low cost consiste na combinação entre preço baixo e alta qualidade. Para que essa junção fosse eficaz o Habib’s optou por verticalizar sua cadeia produtiva, diferente do que as demais empresas costumam fazer. Todo otrabalho que poderia ser terceirizado, o Habib´s optou por produzir por ele mesmo. Essa decisão contribuiu para que a empresa tivesse o domínio de gerenciar todos os custos, conseguir preço baixo, boa qualidade e padronização dos processos e linha de produtos. Com isso, o cliente terá acesso ao mesmo tipo de produto em qualquer loja do Habib’s.

2) Descreva os principais tipos de segmento deconsumidores que o Habib´s selecionou para atingir.
Os consumidores do Habib’s podem ser classificados em três tipos:
* Cliente Executivo – para esse cliente é importante oferecer a agilidade e envolvimento. Costuma frequentar o restaurante de 3 a 4 vezes por semana. O funcionário é instruído a chamá-lo pelo nome, deixar sua mesa reservada, saber o prato mais solicitado, oferecer as bebidas esobremesas após a refeição e oferecer as forma de pagamento na mesa.
* Cliente Família – esse cliente escolhe o restaurante por ser um ambiente seguro para frequentar com a família, por ter preços adequado ao seu poder aquisitivo e muitas vezes por se sentir inserido na sociedade. Frequenta o restaurante pelo menos uma vez por semana.
* As crianças – As crianças se tornam consumidoresfiéis, pois são atraídas pelos brindes oferecidos na compra do lanche. Os brindes são lançados de três em três meses ou de seis em seis meses e também acompanham épocas sazonais. Esses clientes são também os influenciadores na decisão da escolha do restaurante.

3. Descreva o mix de marketing do Habib´s e faça uma análise em relação aos seguintes critérios: coerência entre os elementos e alinhamentocom a estratégia de organização.

* Produto: O Habib´s oferece uma variedade na gama de produtos, com mais de 50 opções variando de pratos árabes, pizzas, sanduiches, batatas fritas, sorvetes, tortas e até mesmo pastel de Belém.

* Praça: Atualmente possuem mais de 260 lojas distribuídas no Brasil e atuam também no México. Implementam modelos como o Tradicional, o Fast e o 28 minutos,para isso são analisadas as estruturas de apoio, capacidade mercadológicas, aceitação dos seus produtos pelo consumidor e também levam em consideração a capacidade de distribuição de suas centrais de produção.

* Preços: Praticam o preço baixo que são aplicados devido à padronização dos processos e da linha de produtos e por possuírem uma boa gestão dos custos da organização.

*Promoção: O Habib´s direciona maior parte de seus investimentos promocionais em TV aberta e no PDV. Realiza merchandising através dos aventais dos garçons, móbiles, displays de loja, jogos americanos, banners e outros objetos.
Oferecem brindes nos kits de refeições infantis.
Apoiam campanhas sociais que tem parte do lucro revertida para programas assistenciais, além de ingressarem no marketingesportivo, patrocinando times de futebol.
O Habib´s costuma fazer campanhas de grande impacto e fácil memorização com mensagem bem-humoradas.

Todos esses elementos são cautelosamente trabalhados pela empresa, a fim de gerar um grande volume de vendas mesmo aplicando a estratégia de preços baixos. A estratégia utilizada é conhecida como low fare, low cost, onde há a combinação de baixo preço, variedadee alta qualidade. Para oferecer preços baixos é necessário uma boa gestão dos custos da organização e padronização dos processos e da linha de produtos, para isso o Habib´s verticalizou grande parte de sua cadeia produtiva. Ele é proprietário da manipulação e distribuição dos seus produtos, possui estrutura de apoio às lojas, e além isso não possui intermediários na cadeia de produção,...
tracking img