Case habib´s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO HABIB’S

1. Introdução 
Este trabalho visa apresentar, através de pesquisa exploratória efetuada em sites e revistas informações que nos permitam compreender, de maneira mais clara quais os fatores que levaram a rede Habibs a apresentar números importantes como os exemplificados abaixo:
* 305 lojas no Brasil, em 15 estados e no Distrito Federal
* 150 milhões deconsumidores ao ano
* 18 mil funcionários diretos
* 12 centrais de produção
* 650 milhões de bib’sfihas, 20 milhões de kibes, 10 milhões de pratos árabes, 10 milhões de Beirutes e 3 milhões de pizzas vendidos por ano
* mais de 50 opções no cardápio
* 30 novas unidades por ano, em média
2. O Habib’s 
A rede Habib’s inaugurou sua primeira loja na Rua Cerro Corá em São Paulo em1988, não imaginando o crescimento vertiginoso pelo qual iria trilhar nas últimas duas décadas.  Atualmente, a empresa apresenta números respeitáveis como 150 milhões de consumidores/ano, além de um patrimônio de 18 mil funcionários diretos, responsáveis por toda a operacionalização da marca e parte essencial do sucesso Habib’s.
Para que possamos auxiliar-nos a entender a estrutura do Habib’s e opensamento que guiou Alberto Saraiva na consolidação da rede Habib’s apresentaremos abaixo a Missão, Visão e os Valores que norteiam a companhia.
* Missão
Servir bons produtos, da maneira mais rápida, sempre com muita atenção, aos menores preços possíveis, em um ambiente agradável e limpo. 
* Visão
Ser uma marca visionária ao combinar lucratividade com a autêntica vocação de servir aspessoas, oferecendo-lhes o máximo das vantagens funcionais e emocionais aos menores preços possíveis. 
* Valores
Acessibilidade, qualidade, empreendedor, ousadia, inovação, dignidade, perseverança, hospitalidade.
O Habib’s é hoje a segunda maior rede de alimentação rápida em faturamento no Brasil com cerca de R$ 1 bilhão. Pelo critério de número de lojas, está em terceiro lugar no ranking, atrásdo McDonald’s e do Bob’s. Através de boas localizações, 80% de suas lojas estão localizadas em ruas, e não em shopping centers, e 23% do faturamento do grupo já é gerado pelo sistema de entrega a domicílio.
3. Mercado de Atuação
O Grupo Habib’s atua no mercado de fast-food e têm como seus principais concorrentes gigantes multinacionais como Bob’s, do McDonald’s e mais recentemente BurgerKing. Sua receita para destacar-se frente seus concorrentes foi a diversificação de seu cardápio e a definição de 3 perfis de atuação diferentes: Lojas tradicionais, Express e o serviço de Delivery. Em todos os negócios focados na contenção de custos e na garantia da alta aceitação do cardápio pelo Público. Diferentemente de seus concorrentes o Habib’s prioriza a implantação de Lojas de rua onde oatendimento é personalizado por meio dos garçons. Nas lojas Express, localizadas em shoppings e centros comerciais o modelo é o de self-service mais compatível com seus concorrentes.
Também no perfil dos consumidores o Habib’s reafirma sua priorização, claramente focada nas classes consumidoras C, D e E, diferenciando-se até mesmo pela oferta de bebidas alcoólicas em suas lojas.

4. Linha deprodutos
A junção da experiência de Alberto Saraiva, descendente de portugueses, dono de padarias e lanchonetes além do seu interesse por pratos árabes, pouco disponíveis à época da fundação da rede Habib’s, somando-se a isto a disponibilidade de um senhor aposentado, Paulo Abud, que dominava a cozinha árabe e liderou a montagem da primeira cozinha árabe para Saraiva. Estes dois fatorescontribuíram para formação de uma rede de fast food árabe, mas com um mix de produtos interessantes em seu cardápio.
Mix este composto por mais de 50 opções, incluindo, por exemplo: pizzas, sanduíches, batatas fritas, sobremesas à base de sorvetes, tortas doces e o famoso pastel de Belém. Na linha de bebidas há sucos naturais, chope e refrigerantes. Ainda constam do cardápio Habib’s os lanches...
tracking img