Tecnica de cultivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de Apoio à Decisão
Projecto n.º 2

Título: | Escolha de melhor Técnica de Cultivo para Estufa |
Resumo: | Pretende-se escolher a melhor técnica de cultivo para uma estufa de modo a controlar o consumo da água, sais minerais na água, suporte para as plantas, tubos de água, calhas para passagem de água. De entre as alternativas, temos as três mais modernas utilizadas na montagem deestufas em Cabo Verde, e são elas: Hidroponia e Rega Gota a Gota e Rega por Aspecção; |
Autores: | Adilson da Veiga;Adilson César Pinto;Elizeu Teixeira;Vera Elisa Correia: |
| |
Páginas: | 12 |

Conteúdo
1. Introdução 3
2. Descrição do Problema 3
2.1 Causa da escolha de melhor técnica para cultivo em estufa: 4
2.2 Por que motivo dizemos que o retorno do investimento é rápido? 42.3 Razão para o cultivo em Estufa: 4
3. TECNICAS DE CULTIVO 5
Hidroponia 5
Rega gota a gota 6
Rega por aspersão 7
4. Conclusão 9
5.Anexo 10




1. Introdução

O presente trabalho foi feito no âmbito da disciplina de Sistemas de Apoio a Decisão cujo objectivo é escolher a melhor técnica de cultivo para uma estufa, de entre as alternativas escolhemos as três mais modernasutilizadas na montagem de estufas em Cabo Verde e são elas: A Hidroponia, Rega Gota a Gota e a Rega por Aspecção, dando enfâse aos seguintes critério:
* Rácio de Água;
* Produção;
* Custo (Equipamento, Montagem, Manutenção);
* Qualidade (Produto, Rega);
* Vulnerabilidade a Prega;
* Retorno no Investimento
O cultivo protegido tem sido um importante veículo agrícola que permiteaumentos de produção das culturas, onde se esgotaram as tentativas convencionais de se obter incrementos face ao elevado emprego de técnicas modernas de cultivo. (Araújo & Castellane, 1996). Nesse novo ambiente de cultivo, onde as plantas são colocadas sob novo limite de produtividade, visando propiciar condições para expressão do seu máximo potencial genético.

2. Descrição do Problema
Oproblema em estudo refere-se a é escolher a melhor técnica de cultivo para uma estufa de modo a controlar o consumo de água, sais minerais na água, suporte para as plantas, tubos de água, calhas para passagem de água.
De entre as alternativas, temos as três mais modernas utilizadas na montagem de estufas em Cabo Verde e são: Hidroponia, Rega Gota a Gota e Rega por Aspecção, baseando nos seguintescritério:
* Rácio de Água;
* Produção;
* Custo (Equipamento, Montagem, Manutenção);
* Qualidade (Produto, Rega);
* Vulnerabilidade a Prega;
* Retorno no Investimento

2.1 Causa da escolha de melhor técnica para cultivo em estufa:
* Controlar o consumo de água;
* Sais minerais na água;
* Suporte para plantas;
* Tubos de água;
* Calhas para passagemde água;
2.2 Por que motivo dizemos que o retorno do investimento é rápido?
* Pela rapidez no processo de produção;
* Pelo aumento de qualidade;
* Diminuição de vulnerabilidade a praga

2.3 Razão para o cultivo em Estufa:
Com o cultivo protegido, tornou-se possível alterar, de modo acentuado, o ambiente de crescimento e de reprodução das plantas, com controlo parcial dos efeitosadversos do clima (Castillo, 1985; Araújo, 1991). Desta forma, permite-se obter colheitas fora de época normal, maior crescimento das plantas, precocidade de colheita, possibilidade de maior eficiência no controle de doenças e pragas, redução de perdas de nutrientes por lixiviação, redução de estresses fisiológicos das plantas, aumento de produtividade, aumento do período de colheita para culturasde colheita múltipla e melhoria na qualidade de produção (Martins, 1991; Santos, 1994; Brandão Filho & Callegari, 1999; Oliveira, 1999).
3. TECNICAS DE CULTIVO
Hidroponia
É uma técnica agrícola, através da qual se cultivam plantas sem a necessidade do solo como fonte dos nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.
Na prática da hidroponia, as plantas podem ser cultivadas com as...
tracking img