Vik muniz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia e vida de Vik Muniz

Hoje a produção artística de Vik Muniz é reconhecida em todo o Planeta; ele revelou desde cedo uma criatividade incomum, a qual sempre se concentrou na esfera visual. O artista nasceu em São Paulo, cidade brasileira, no dia 20 de dezembro de 1961, e foi então batizado como Vicente José de Oliveira Muniz.
Único filho de pai garçom e mãe telefonista, aindaadolescente mudou-se para os Estados Unidos em 1983, passando a residir no Brooklyn, onde passou cinco anos vivendo de subemprego, muitas vezes dormindo na rua. Sua viagem para lá foi fruto de um acidente. Depois de apartar uma briga na rua, acabou sendo atingido por um tiro na perna. O autor do disparo era a vítima que Muniz tentava defender na briga. Para compensar o transtorno, o homem ofereceu-lheuma boa quantia em dinheiro que acabou por financiar sua viagem. Antes de deixar o Brasil, o artista estudou por algum tempo Publicidade e Propaganda na Fundação Armando Álvares Penteado, a FAAP. Trabalhando numa molduraria de Nova Iorque, passou a fazer quadros kitsch e produzir estranhas e incomuns esculturas que lhe abriram as portas do circuito de arte da cidade, sendo o seu talento reveladopor Charles Haggan, crítico de arte do New York Times
Depois de um artigo favorável a Vik, publicado neste veículo, museus famosos como o Guggenheim e o Metropolitan Museum of Art começaram a reivindicar a presença de sua obra em seus recintos. Foi assim que o artista plástico tornou-se o primeiro brasileiro a ter sua produção artística presente no museu de arte moderna mais consagrado.
Suaoriginalidade consiste no uso de matérias-primas insólitas, tais como geléia, chocolate, pasta produzida a partir do amendoim, xarope, vinho, açúcar, materiais recicláveis, fios de cabelo, diamante, gel, refeições, entre outras. Com estas substâncias ele configura imagens que posteriormente são reproduzidas por técnicas fotográficas e submetidas a um processo de ampliação.
Geralmente o artista seinspira em clássicos da pintura, como Leonardo da Vinci, Claude Monet, Albert Dürer, Gerhard Richter, Andy Warhol, entre outros; de suas obras ele realiza reinterpretações extremamente originais. O fruto desse trabalho surpreende o público e a crítica especializada.
Vik preenche igualmente seu tempo com pesquisas e trabalhos midiáticos a serviço do laboratório do MIT, Instituto de Tecnologia deMassachusetts. Em seu currículo constam exposições na Flórida, em Miami, Montreal, Nova Iorque, México, Canadá, Austrália, e no Rio de Janeiro.
O trabalho mais barato de Vick Muniz custa 5 mil dólares, sendo que um conjunto de 14 painéis de sua autoria foi arrematado num leilão em Paris pela bagatela de 150 mil dólares. Sempre que vende um trabalho onde retrata problemas sociais ele doa parte darenda para instituições de crianças e adolescentes carentes.
O objetivo maior de Vik Muniz é alcançar também o público que não costuma ir a galerias de arte, mas que também fica fascinado com sua obra. Esse é o maior reconhecimento profissional que o artista poderia desejar; ele fica extasiado ao ver seu trabalho admirado por aqueles que se encontram à margem do convívio social.
Talvez porisso sua produção mais recente seja uma obra inspirada no lixão depositado no aterro da área metropolitana do Rio de Janeiro. É neste material que ele encontra os ingredientes necessários para elaborar uma arte tão admirável que atraiu a atenção da diretora Lucy Walker e dos brasileiros João Jardim e Karen Harley. Baseados nesta nova concepção de Vik, eles criaram ‘Lixo Extraordinário’, indicado aoOscar 2011 de melhor documentário.
Em 2010 este longa já conquistou o prêmio norte-americano de melhor documentário da International Documentary Association, além de ter angariado a premiação máxima em sua categoria no Festival de Berlim. O filme enfoca a interação do artista com as fontes de seu trabalho, os coletores do lixão, os quais lhe cederam o material utilizado na composição de suas...
tracking img