E-recruitment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Nas últimas décadas pudemos testemunhar como a Era da Informação revolucionou as mais diversas formas de interação na nossa sociedade. A forma das pessoas se relacionarem, assim como as empresas com seus clientes e funcionários sofreu profundas modificações. O acesso à informação de maneira imediata e abundante promoveu significativas mudanças para todos.
No setor de RecursosHumanos, uma das mais notórias mudanças é quanto ao processo de Recrutamento. Um grande número de empresas passou a adotar métodos online de recrutamento, introduzindo uma nova forma de recrutar pessoal. A internet, seja através de sites de emprego, seja através de redes sociais, se tornou indispensável nos processos de recrutamento. A metodologia tradicional se apóia em recursos digitais paragarantir o sucesso do processo de recrutamento.
Analisaremos a seguir as características desta nova modalidade de recrutamento de pessoal, com suas vantagens e desvantagens e também quanto à sua efetividade na obtenção de empregos.

Vantagens e desvantagens oferecidas aos candidatos

Ao inserirem-se em uma vitrine digital de empregos, os candidatos passam a usufruir de vantagens outrorainexistentes.
A primeira e maior de todas é o alcance global e irrestrito que a Internet oferece. Sendo assim, as barreiras geográficas e de tempo passam a ser irrelevantes, pelo menos no primeiro momento de acesso às vagas. Um candidato no Rio de Janeiro pode se inscrever para vagas em todo o Brasil e no mundo, em qualquer lugar que esteja. A velha prática de distribuição de currículos em papel, andando deporta em porta é substituída pelo conforto na frente do computador, através de formulários online das empresas e sites de busca de empregos (eRECRUITMENT, 2006).
Outro ponto importante é a possibilidade que cada candidato tem de exibir sempre um currículo atualizado, e mantê-lo assim ao longo do tempo. Informações sobre diferenciais estratégicos podem ser colocados tão logo quanto concluídos,por exemplo, um curso de especialização pode ser informado no ato de sua conclusão. O candidato não precisa mais redigir um novo modelo de currículo e ir até as empresas de seu interesse para divulgar a sua nova qualificação (eRECRUITMENT, 2006).
Contudo, existem desvantagens também desta nova metodologia. A principal delas é no tocante à privacidade. Ao postar os seus dados na Internet, ocandidato pode estar não só colocando os seus dados à disposição de empresas como também de terceiros, que de maneira mal intencionada podem usar os dados indevidamente.
Um exemplo disso é o famigerado Golpe do Emprego. Conforme reportagem do jornal O Dia (2011), a abordagem começa a partir do cadastro do candidato em um site legítimo de emprego, como o Vagas.com.br ou Catho. Logo em seguida a empresacontata o possível candidato, oferecendo uma vaga no exato perfil do cidadão, agendando uma entrevista. Ao chegar à entrevista o golpe é dado, cobra-se por um serviço de recolocação no mercado, pago antecipadamente, sem garantia de qualquer vaga (O DIA, 2011).
Outro grave problema no tocante à privacidade é quanto ao uso de redes sociais enquanto ferramenta de recrutamento e seleção. Como oassunto ainda é novidade, as informações pessoais lançadas na rede podem impactar de forma significativa o processo de recrutamento. Em resumo, a mistura de informações sobre o profissional e o privado pode modificar a percepção que a empresa tem do candidato.
Por fim, podemos elencar como desvantagem a maior concorrência no processo online. A abrangência de uma vaga publicada na internet é imensa, ea massa de candidatos é bem maior que nos processos tradicionais.
Pesando as vantagens e desvantagens, temos um cenário positivo para os candidatos. Os inconvenientes de privacidade e maior concorrência são atenuados pelo maior universo de oportunidades que se descortina, além de maior agilidade e conforto no processo seletivo.
Analisaremos em seguida a perspectiva das empresas quanto a esta...
tracking img