E-folio a - o que define o objeto da ética?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este texto aborda sobre uma perspetiva de re-consciencialização do papel da ética na educação e nos seus intervenientes.

Se pensarmos que a Ética é a ciência que estuda os juízos morais docomportamento humano, de acordo com os valores do bem e da decência pública.

“A Ética é a teoria do comportamento moral dos seres humanos em sociedade. Ela é, pois, o saber de uma forma específica docomportamento humano.”[1]

E a Educação que pode ser interpretada de duas formas distintas. Na primeira, a educação (educare) representada apenas pelo acumular de informação, uma educação natransmissão quantitativa de informação e não possuindo uma fundamentação ética. E na segunda a educação (educere) que significa a formação integral do ser humano, desenvolvendo as suas capacidades humanas paracivilidade, cortesia e integração social.

Então, devemos concluir que, uma pessoa bem-educada, deverá agir de acordo com princípios éticos! Revelando-se assim uma exigência ética, que é que oindivíduo que se forma se compreenda enquanto membro de uma comunidade e que assuma um papel de responsabilidade para com a comunidade e o meio que o rodeia.

Tendo a educação um papel tão importante nostempos atuais como o de transmitir alguns princípios base como Democracia, Cidadania, Justiça, Solidariedade e Autonomia, princípios estes que vão mutando com o tempo uma vez que a mesma se ajustaconforme a sociedade, regimes políticos e tempo como nos mostra a história. Fazendo da educação a base do esforço de transformar o indivíduo num homem bom e exemplar.

Sendo a responsabilidade da Eduçãopartilhada a vários níveis e com vários intervenientes como a tutela da educação na sua forma do ministério da educação, à escola aos professores, alunos, funcionários, famílias e outros com papéismais ou menos ativos e participativos são fundamentais, tendo todos obrigações, deveres e princípios éticos.

A Escola e os seus intervenientes sendo em parte responsáveis na formação do aluno...
tracking img