Regrutamento

8258 palavras 34 páginas
Daniel Arruda Coronel & José Maria Alves da Silva
ISSN

1679-1614

ÉTICA E DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL1
Daniel Arruda Coronel2
José Maria Alves da Silva3
Resumo: O objetivo deste artigo é tecer considerações hermenêuticas e filosóficas sobre ética, economia e meio ambiente, enfocando, especificamente, a relação entre o imperativo categórico formulado por Kant e a questão do desenvolvimento sustentável.
Para isso, considerou-se como elemento de ligação a perspectiva econômica de GeorgescuRoegen. Embora a economia, a ética e a biologia constituam campos distintos de especialização, o trabalho procurou mostrar as razões pelas quais essa perspectiva pode ser vista como uma área de interseção entre essas três disciplinas. Conclui-se que as recomendações de Georgescu-Roegen, contidas no seu chamado “programa bioeconômico mínimo”, estão de acordo com os preceitos fundamentais da ética kantiana, no que diz respeito à questão do desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: ética, desenvolvimento sustentável, Kant, Georgescu-Roegen, bioeconomia. 1. Introdução
Ultimamente, a questão do desenvolvimento sustentável tem merecido grande destaque na imprensa, com as recentes publicações de relatórios internacionais e suas alarmantes conclusões sobre os problemas climáticos do planeta. Frequentemente, os alertas desses estudos são divulgados pela mídia de forma alarmista, sem levar na devida consideração certas questões que estão no cerne do problema.

1
2

3

Recebido em: 02/09/09; Aceito em: 10/12/09.
Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
E-mail: daniel.coronel@ufv.br.
Professor Associado da UFV, Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP).
E-mail: jmasilva@ufv.br.

287

REVISTA DE ECONOMIA E AGRONEGÓCIO, VOL.7, Nº 3

Na década de 70, começa a ficar latente a preocupação com o desenvolvimento sustentável por meio da publicação, por parte do Clube de Roma4, da obra Limites ao

Relacionados

  • regrutamento
    670 palavras | 3 páginas
  • Como desenvolver politicas de atratividade.
    3331 palavras | 14 páginas
  • Conclusao trabalho tcm rh
    3336 palavras | 14 páginas