Dislexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

As dificuldades de leitura e escrita continuam a constituir um dos principais obstáculos que surgem ao longo da escolarização, na medida em que, para além de dificultar a própria aquisição da leitura ou escrita, ocasionam dificuldades em outros domínios da aprendizagem, condicionando todo o percurso escolar do aluno (Ribeiro & Baptista, 2006). Segundo, a Associação Internacionalde Dislexia, esta problemática “é uma incapacidade específica de aprendizagem, de origem neurobiológica. É caracterizada por dificuldades na correcção e/ou fluência na leitura de palavras e por baixa competência de leitura e ortografia. Estas dificuldades resultam de um défice fonológico, inesperado, em relação às outras capacidades cognitivas e às condições educativas. Secundariamente podemsurgir dificuldades de compreensão da leitura, experiência de leitura reduzida que pode impedir o desenvolvimento do vocabulário e dos conhecimentos gerais”.
A dislexia compreende uma das várias dificuldades que constituem um vasto leque de problemas subjacente às diversas aprendizagens escolares, conhecido como dificuldades de aprendizagem (DA). Estas constituem um grupo heterogéneo de problemas,pelo que se torna difícil a sua identificação, uma vez que o mesmo termo define condutas diversas, não existindo consenso científico acerca dos seus critérios diferenciadores.

Desta forma, esta formação surge com o intuito de colmatar estas dificuldades, através da identificação de um conjunto de características atribuídas a estas crianças e jovens bem como pela apresentação de váriosprocedimentos avaliativos aconselháveis para uma avaliação exacta desta problemática, com especial destaque para a nova prova de despiste da dislexia, a PADD (Prova de Análise e Despiste da Dislexia).
Assim, um processo avaliativo bem estruturado e que compreenda as várias áreas que envolvem todo o processo complexo de saber ler e/ou escrever permitirá uma prestação de serviço útil e eficaz nas escolas,para a detecção cada vez mais precoce da dislexia.








Objectivos

I. Objectivo Geral:

Dotar os formandos de competências teórico-práticas na avaliação diagnóstica da dislexia.



II. Objectivos Específicos:

Os formandos no final da formação deverão ser capazes de:

a) Identificar a principal sintomatologia da dislexia, a sua etologia e todosos factores subjacentes a esta dificuldade de aprendizagem, de forma clara.

b) Identificar, alguns instrumentos de avaliação da dislexia, mostrando a sua utilidade, de forma detalhada.

c) Interpretar os resultados da prova (PDDA), de forma correcta, com o intuito de desenvolver metodologias e estratégias de intervenção reeducativa.

d) Realizar um teste escrito, no períodomáximo de 1 hora, com um mínimo de 50% das respostas correctas.

Estrutura da Acção

I. Público alvo - Psicólogos, estudantes do ensino superior, professores, educadores.

* Perfil de entrada - Para a realização da presente formação é necessário que o participante trabalhe ou queira especializar-se na área das necessidades educativas especiais.

II. Ficha Técnica:

a) Nome doFormador – Rita Medeiros Silva Fortuna Silva.

b) Carga Horária – A acção de formação terá uma carga horária de 12 horas dividas em 3 sessões de 4 horas, em horário pós-laboral de terça a sexta-feira (25, 26,27,28 de Maio de 2010), entre as 18h e as 22horas.

c) Número de Participantes – máximo de 15 participantes

d) Local da Formação - Anfiteatro da Faculdade de Psicologia eCiências da Educação da Universidade de Coimbra.

Metodologia; Critérios gerais de Avaliação (perfil de saída) e Recursos

I. Metodologia

A metodologia que será utilizada durante todo o decorrer do curso de formação constituirá no método expositivo, interrogativo e demonstrativo.
O método expositivo será utilizado para a exposição dos conteúdos teóricos sobre a problemática da dislexia....
tracking img