Impactos ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPACTOS AMBIENTAIS

Camaçari-BA
27/09/2012

IMPACTOS AMBIENTAIS

Trabalho apresentado à Profª. Silviane, como critério avaliativo da disciplina Educação Ambiental. Elaborado por: Edson dos santos, Franklin Silva, Gleice Quele, Rafael Martins, Rodolfo Barros, Vando Santana, Wesley de Lima.










Camaçari-BA
27/09/2012

SÚMARIO

1. OBJETIVO 4
2.INTRODUÇÃO 5
3. IMPACTO AMBIENTAL 5
4 CLASSIFICAÇÃO 6
5. TIPOS 7
5.1 DESFLORESTAMENTO 7
5.2 POLUIÇÃO DAS AGUAS 8
5.3 POLUIÇÃO DO SOLO 9
5.4 POLUIÇÃO DA ATMOSFERA 9
5.5 POLUIÇÃO SONORA 11
5.6 POLUIÇÃO POR RADIOTIVIDADE 12
5.7 POLUIÇÃO TERMICA 13
5.8 ESGOTAMENTO DE RECURSOS NATURAIS 13
6. SOLUÇÕES 14
7 CONCLUSÃO 17
8. BIBLIOGRAFIA 18
9. ANEXOS 19

1. OBJETIVO

Este trabalhotem como principal foco relatar de forma clara e informativa sobre os Impactos Ambientais, abordando conceitualmente sua definição, suas causas, trazendo também consequências, exemplos e soluções e tenta alertar sobre os perigos que são os impactos ambientais.

2. INTRODUÇÃO

Impacto ambiental é definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meioambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: A saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
3. IMPACTO AMBIENTAL

É um desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homemcom o meio ambiente, surgiu a partir da evolução humana, ou seja, no momento em que o homem começou a evoluir em seu modo de vida. Nos primórdios da humanidade o homem mantinha uma relação de submissão com o meio ambiente. Com o passar do tempo o homem descobriu o fogo, mas o impacto gerado por este era irrelevante para a natureza, depois passaram a cultivar alimentos  e criar animais, com isso oimpacto ambiental começou a aumentar gradativamente. Pois para plantar e para o gado pastar era necessário derrubar árvores de determinados lugares, além do mais, a madeira derrubada servia para construir abrigos mais confortáveis e obtenção de lenha. A partir desse momento, começou a se tornar mais visível os impactos ambientais causados pelo homem como, por exemplo, a alteração em certas cadeiasalimentares. Um dos fatores mais preocupantes é o que diz respeito aos recursos hídricos. Problemas como a escassez e o uso indiscriminado da água estão sendo considerados como as questões mais graves do século XXI. É preciso que tomemos partido nesta luta contra os impactos ambientais, e para isso é importante sabermos alguns conceitos relacionados ao assunto.
Poluição é qualquer alteraçãofísico-química ou biológica que venha a desequilibrar um ecossistema, e o agente causador desse problema é denominado de poluente. Como já era previsto, os principais poluentes têm origem na atividade humana. A Indústria é a principal fonte, ela gera resíduos que podem ser eliminados de três formas:
Na água: essa opção de descarte de dejetos é mais barata e mais cômoda, infelizmente os resíduos sãolançados geralmente em recursos hídricos utilizados como fonte de água para abastecimento público.
Na atmosfera: a eliminação de poluentes desta forma só é possível quando os resíduos estão no estado gasoso.
Em áreas isoladas: essas áreas são previamente escolhidas, em geral são aterros sanitários.

4 CLASSIFICAÇÃO

Os Impactos Ambientais podem ser :
- Diretos e Indiretos
- Imediatose a Médio e Longo Prazo;
- Temporários e Permanentes;
- Reversíveis e Irreversíveis;
- Benéficos e adversos;
- Locais, Regionais e Estratégicos.

5. TIPOS

5.1 DESFLORESTAMENTO
O Desflorestamento tem diversas causas. Vamos aqui expor de forma clara e esquematizada as principais causas e a consequências diretas da Desflorestação.

Causas:
- Desbaste comercial Realizado através de...
tracking img