E-commerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome da Revista

Vol. , Nº. 0, Ano 2009


autor
afiliação autor
emailautor@dominio


coautor1
afiliação coautor1
emailcoautor1@dominio



























O AUMENTO DA INFLUÊNCIA DO E-COMMERCE NA VIDA FINANCEIRA DOMÉSTICA



ResuMO

O e-commerce é a realização de qualquer transação financeira eletrônica, envolvendo produtos e serviços. Nosúltimos anos com o aumento do número de usuários da Internet, houve um aumento no número de negócios realizados através dela, com isso vislumbrando esse horizonte, as empresas passaram a investir cada vez mais em marketing, com o intuito de aumentar as vendas. O cartão de crédito vem sendo a principal forma de pagamento utilizada no e-commerce, possibilitando o fácil acesso ao crédito, porém a jurosaltíssimos. Na outra ponta está o consumidor, que se depara com um novo nicho de mercado e despreparado, sem um controle adequado de suas finanças, é conduzido a gastar cada vez mais por impulso, desequilibrando suas contas e acumulando dívidas indesejadas como as do cartão de crédito.

Palavras-Chave: E-commerce; marketing; cartão de crédito; consumidor.

1. Introdução

O termoe-commerce descreve uma ampla variedade de transações eletrônicas, como o envio de pedidos de compra para fornecedores, além do uso de fax e e-mail para conduzir transações, o uso de caixas eletrônicos e cartões magnéticos para facilitar o pagamento e obter dinheiro digital, assim como o uso da internet e de serviços on-line. Tudo isso envolve fazer negócios no “espaço de mercado”, em vez de no mercadofísico.
O e-commerce é apenas uma repetição das lojas do mundo real, onde os anúncios em banner representam nada mais do que as vitrines das lojas. Conceitos como preços fixos, foram deixados para trás, sendo que a determinação dos preços é influenciada pelos consumidores que acompanham os produtos, além dos leilões virtuais. O resultado de tudo isso é a capacidade de vender qualquer coisaem qualquer lugar a qualquer hora e a qualquer preço.
Na outra ponta está o consumidor, que acostumado com o tradicional sistema de compras, se vê maravilhado em um primeiro momento com as oportunidades oferecidas e num segundo momento se vê em dívidas, com sua vida financeira desequilibrada.
A proposta aqui é mostrar o que é o e-commerce e como o marketing atua no meio afim de seduzir os consumidores e também apresentar algumas ferramentas para controle financeiro, com a intenção de prepará-los para enfrentar a nova realidade no mundo das compras de produtos e serviços.

2. O E-COMMERCE

O e-commerce é a realização de toda a cadeia de valores dos processos de negócios em um ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicaçãoe de informação, atendendo aos objetivos de negócio. Os processos podem ser realizados de forma completa ou parcial, incluindo as transações negócio-a-negócio, negócio-a-consumidor e intra-organizacional, em uma infra-estrutura de informação e comunicação predominantemente pública, de acesso fácil, livre e de baixo custo de acordo com Castro e Daud (2002).
O que mais se compra pela internetsão hardware e software para computadores, passagens aéreas, livros e CDs/DVDs, além do crescimento do e-commerce de alimentos, vestuário e equipamentos eletrônicos, como celulares. Há um volume muito maior de transações comerciais pela Internet que cobrem uma grande variedade de bens e serviços, como a utilização para transações bancárias e programação de viagens, tanto de negócios como para oturismo.
Quando comparamos a concorrência entre varejo de loja e varejo sem loja, os varejistas sem loja estão obtendo sucesso na concorrência com varejistas de loja por clientes e compras. Os varejistas que antigamente vendiam somente por catálogos hoje alcançam os clientes por meio da internet, lojas e outros canais. Por sua vez, os varejistas de loja como a Wal-Mart estão...
tracking img