E-commerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O MERCADO
O mercado consumidor brasileiro para o canal de compras online cresce de forma consistente, desde que o comércio eletrônico por aqui se iniciou no final da década de 90. Hoje, são mais de 23 milhões de pessoas diferentes que fizeram ao menos uma compra nos últimos 12 meses pela Internet. A velocidade média de crescimento anual deste volume é de 30% nos últimos cinco anos, e devemanter-se neste patamar nos próximo três anos. Hoje em dia, quase tudo pode ser comprado pela internet. Roupas, remédios, música, computadores, comida, carros ou mesmo serviços, como passagens aéreas, entre outros. Uma grande loja de departamentos on-line pode ter mais de 500 mil itens distintos de venda, em qualquer instante.
Para melhor conhecimento do mercado, usualmente os segmentos de vendaon-line são divididos em 3 grandes categorias:
* Bens de consumo (ou varejo on-line)
* Carros (basicamente a reserva de pedido para aquisição)
* Turismo (no Brasil, preponderantemente a venda de passagens aéreas)
Esta divisão é assim formulada, pela natureza da liquidação e tipo de oferta online. Além disso, são segmentos de natureza distinta, com mercados específicos que merecem olharsegmentado. No gráfico a seguir, a relevância de cada uma destas grandes categorias na última década, é destacada. Uma importante mudança recente pode ser observada, com o ganho de importância da categoria varejo online que desde 2009, passou a ser a de maior consumo através da internet.

Fonte: Gmattos
Varejo On-line
É esperado que o varejo online aumente ainda mais sua importância relativa nospróximos anos, pois das categorias definidas, é aquela que possui maior elasticidade de crescimento. Destacando a categoria varejo online, na tabela abaixo, a série de faturamentos anuais.

Fonte: E-bit, desde 2011
A sustentação deste histórico de crescimento é devida a dois importantes fatores:
* Aumento do número de pessoas comprando através da Internet – o fluxo de novos compradores éderivado da maior penetração do comércio eletrônico ente as pessoas com acesso à Internet. No Brasil, temos um perfil interessante no ciclo de vida transacional do Internauta, ilustrado abaixo. A primeira experiência transacional online do brasileiro é através do internet banking, diferente do que ocorre nos Estados Unidos, por exemplo. Por aqui, a força de relacionamento dos bancos de varejos égrande motivador do uso da Internet para operações financeiras, desde as mais triviais como o pagamento de uma conta, até mais sofisticadas como transferências em tempo real, ou investimento na Bolsa de Valores. O aprendizado do internauta brasileiro no processo transacional passa, portanto, pelos bancos. Como a ilustração sugere a evolução do ciclo transacional, acontece pela adoção do hábito decompras pela internet, do universo de pessoas que já fazem transações bancárias. O perfil dos compradores online apresenta ainda um viés de participação das classes mais altas, embora, como descrito em próximo item, seja observado um processo de mudança, com a inclusão de usuários das classes mais baixas entre as pessoas com acesso à Internet, que acabará influenciando na mudança do perfil atual decompradores, nos próximos anos. Atualmente, os compradores online são bancarizados, com posse de cartões de crédito (ao menos um cartão), a forma de pagamento preferida na Internet. Hoje, temos mais mulheres (60%) do que homens comprando na rede, sendo 55% com nível universitário completo ou em formação.

Fonte:eCommerceOrg
* Aumento na frequência de compras – pesquisas decomportamento de alguns grandes lojistas apontam a forte tendência no aumento de frequência de compras online. Uma vez que o internauta brasileiro faz a sua primeira compra, normalmente com experiência bem sucedida, ele passa a migrar parte de suas compras usuais para a Internet. Conveniência, praticidade são fortes motivadores para a criação do hábito online de consumo. A primeira compra é, portanto,...
tracking img