Iqbal masih

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Iqbal Masih

Iqbal Masih era um menino paquistanês que foi forçado a trabalho forçado aos quatro anos. Depois de ser libertado com a idade de 10, Iqbal se tornou um ativista contra o trabalho forçado infantil. Ele se tornou um mártir de sua causa, quando ele foi assassinado aos 12 anos.
Iqbal Masih nasceu em Muridke, uma pequena aldeia rural fora de Lahore, no Paquistão. Logo após o nascimentode Iqbal, seu pai, Saif Masih, abandonou a família. Mãe de Iqbal, Inayat, trabalhou como faxineira, mas encontrou dificuldades para ganhar dinheiro suficiente para alimentar todos os seus filhos com sua pequena renda.
Iqbal, muito jovem para entender os problemas de sua família, passou seu tempo jogando nos campos perto de sua casa de dois quartos. Enquanto sua mãe estava ausente no trabalho,suas irmãs mais velhas cuidaram dele. Sua vida mudou drasticamente quando ele tinha apenas quatro anos de idade.
Em 1986, o irmão mais velho de Iqbal estava para se casar e a família precisava de dinheiro para pagar uma celebração. Para uma família muito pobre, no Paquistão, a única maneira de pedir dinheiro emprestado é pedir a um empregador local. Esses empregadores especializados neste tipo depermuta, em que á um empréstimo de dinheiro á uma família em troca do trabalho escravo de uma criança pequena.
Para pagar o casamento, a família de Iqbal pegou emprestado 600 rúpias de um homem que possuía um negócio de tecelagem de tapetes. Em troca, Iqbal foi obrigado a trabalhar como tecelão de tapete até que a dívida foi paga. Sem ser perguntado ou consultado, Iqbal foi vendido para aescravidão por sua família.
Este sistema de peshgi (empréstimos) é inerentemente injusto, o empregador tem todo o poder. Iqbal foi obrigado á trabalhar um ano inteiro sem salários, a fim de aprender as habilidades de um tecelão de tapete.
Durante e após a sua aprendizagem, o custo da comida que comia e as ferramentas que ele usou foram todos adicionado ao empréstimo original. Quando ele cometeu erros,ele foi muitas vezes multado, que também acrescentou ao empréstimo.
Além desses custos, o crédito cresceu cada vez maior porque o empregador adicionado interesse. Ao longo dos anos, a família de Iqbal pedia emprestado ainda mais dinheiro por parte do empregador, que foi adicionada ao montante de dinheiro, e Iqbal teve que trabalhar fora. O empregador acompanhava o total do empréstimo. Não eraincomum para os empregadores para preencher o total, manter as crianças em cativeiro para a vida. Até o momento Iqbal tinha dez anos, o empréstimo tinha crescido para 13.000 rúpias.
As condições em que Iqbal trabalhava eram horrendas. Iqbal e as outras crianças eram obrigadas a se agachar sobre um banco de madeira e curvar para amarrar milhões de nós em tapetes. As crianças foram obrigadas a seguirum padrão específico, a escolha de cada segmento e amarrando cada nó com cuidado. As crianças não foram autorizadas a falar uns com os outros. Se as crianças começaram a sonhar, um guarda pode atingi-los ou eles podem cortar suas próprias mãos com as ferramentas afiadas que eles usaram para cortar o fio.
Iqbal trabalhava seis dias por semana, pelo menos 14 horas por dia. A sala em que eletrabalhou era sufocante e quente, porque as janelas não podiam ser abertas, a fim de proteger a qualidade da lã. Apenas duas lâmpadas pendiam sobre as crianças.
Se as crianças conversarem, fugirem, falarem que estão com saudades de casa, ou ficarem fisicamente doentes, eles as puniam. Punição incluiu espancamentos, sendo acorrentado a seu tear, longos períodos de isolamento em um armário escuro, e sendopendurado de cabeça para baixo. Iqbal sempre fazia essas coisas e receberam punições numerosas.
Depois de trabalhar seis anos como um tapete tecelão, Iqbal um dia ouviu falar sobre uma reunião da Frente de Libertação do Trabalho Bonded (BLLF), que estava trabalhando para ajudar as crianças como Iqbal.
Depois do trabalho, Iqbal foi para participar da reunião. Na reunião, Iqbal aprendeu que o...
tracking img