A vida afetiva e social da criança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A principal ocupação de um bebê de poucos meses é dormir, e o faz a maior parte do dia, os pais não devem se preocupar se ele parece que dorme muito ou que dormem poucos os bebês têm um ritmo próprio e sabem perfeitamente bem quantas horas de sono precisam. Naturalmente, a cada mês que passa ele vai crescendo e menos ele dorme. Ás vezes acontece de o bebê trocar o dia pela noite, com efeitosdesastrosos para o repouso do resto da família. Para evitar que isso aconteça e garantir um repouso sereno, algumas medidas podem ser tomadas manter o ambiente bem iluminado durante o dia e mais escuro à noite para que ele possa habituar-se ás diferenças; escolher pijaminhas confortáveis e de acordo com a temperatura, que deixe seus movimentos livres e permitam uma boa transpiração; evitar cobri-loexageradamente, pois os recém nascidos são muito menos friorentos do que imaginamos ás vezes, o choro ou a inquietação do bebê é devido ao excesso de calor.
Quando se fala em bebê recém-nascido, provavelmente não pensa nele como particularmente social, pois ele não conversa, não flerta ele sorrir mais não com freqüência nas primeiras semanas, não anda. Porém os bebês se analisarmos bem podemosperceber que eles têm uma coleção de comportamentos efetivos para atrair e manter atenção dos adultos, enquanto também quando nos conversamos com eles, olhando para eles também estamos chamando a sua atenção, levando o adulto e o bebê para se unirem como se fosse uma "dança" social para principalmente a raiz do relacionamento entre pais e filho.
A criança vai se desenvolvendo e progredindogradativamente os meninos são um pouco maiores e um pouco mais pesados que as meninas. A cabeça para ele é grande e pesada, pois ele ainda não está habituado a mantê-la erguida, porém aos poucos ele vai fortalecendo o pescoço e será capaz de erguê-la quando estiver de bruços. Nesta fase o bebê conseguirá mover simetricamente os pés e as mãos. Ainda não enxerga bem, por enquanto só vê sombras e apenas a umadistância menor de 30 centímetros.
Nesta fase ele já possuirá dezenas de reflexos, como o que o faz agarrar coisas com tanta força que seria capaz de se sustentar nas próprias mãos. No segundo mês, ele atingirá aproximadamente 56 cm e 4,800 kg já manterá a cabeça erguida por mais tempo e, quando deitado de bruços, será capaz de levantar o rosto, podendo perceber um ruído com rapidez.
Chegandoao terceiro mês o bebê possuirá em média 60 cm de altura 5.500 kg, conseguirá reagir a barulhos arregalando os olhos e parando de mamar. Sua visão estará melhor pois agora já poderá ver em cores. Suas mãos serão a grande descoberta desta fase e ele as manterá bem abertas, a grande maioria segura com firmeza um objeto. Nesta fase ele poderá aprender que, mesmo sem querer, batendo em móbileconseguirá com resultado um som ou um movimento. Por volta dos quatro meses o bebê possuirá aproximadamente 61 cm e pesará aproximadamente 6,100 kg. O bebê poderá chorar quando for deixado por alguns instantes. Para os cientistas esse é primeiro sinal do desenvolvimento da sociabilidade. Esta é a hora de dar para ele brinquedos que produzem sons e luzes, quando movimentados.
O quinto mês sua altura seráde aproximadamente 62 cm e pesará aproximadamente: 6,7 kg geralmente ele morde e chupa tudo o que estiver ao seu alcance. Quando vira de bruços pode virar pela cama. Não o deixe sozinho sobre cama sofá etc pode ser perigoso nesta fase ele está aprimorando sua percepção de mundo. Já poderá discernir uma voz amável de outra brava e reage de maneira diferente a cada uma delas.
. Quase todos os bebêsnesta fase reconhecem e gostam de ver sua imagem refletida no espelho. Brinquedos que tenham espelhos inquebráveis fazem sucesso nesta idade.
Por volta dos seis meses sua altura será de 65 cm e 7,3 kg, ela já virará totalmente a cabeça para localizar a origem de um barulho ou procurar um objeto que caiu de suas mãos. Já conseguirá levar o pé à boca, começará a fazer isso quando associa à...
tracking img