Desenvolviemnto humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 76 (18968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ

DIRETORIA ACADÊMICA
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD

MAURÍCIO FERREIRA BRITO

PEDAGOGIA AFETIVA: CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Jaru - RO
2008

MAURÍCIO FERREIRA BRITO

PEDAGOGIA AFETIVA: CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à FIJ – Faculdade Integrada de Jacarepaguá - RJ. Como requisito parcial para obtenção do titulo de Especialização em Psicopedagogia Clinica.
Orientador:

Jaru - RO
2008

“A Criança é um ser emocional que precisa de afeto, carinho e atenção toda especial.”Fernando Torres.
“Educação: A solução está no afeto”
Gabriel Chalita.

Dedico este trabalho ao meu soberano Deus, que tem me habilitado com a sua imensurável sabedoria, saúde e força para executar este trabalho; a minhaquerida e amável esposa Cinéia Brito, companheira fiel e amiga de todos os momentos, e simultaneamente a o Gabriel Mauricio presente de Deus para nós.

AGRADECIMENTOS

A Deus pela sua infinita e transcendente bondade para comigo, dando-me capacidade motora para refletir sobre o tema,
A todas as pessoas que contribuíram para minha aprendizagem, direta ou indiretamente, a instituição, aosprofessores e tutores que tiveram paciência e muita responsabilidade com que me auxiliaram e respeitaram as características de meu estilo.

BRITO, Mauricio Ferreira. Psicopedagogia Afetiva: Contribuição para aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental. 2007, 61 folhas. Trabalho Conclusão de Curso de especialização – Sistema de Ensino a Distancia, Faculdade Integrada deJacarepaguá, Jaru, 2007.

RESUMO 
O presente trabalho constitui na conclusão de curso, realizado pelo autor com a finalidade de fazer algumas indagações e considerações de questões que emergiram durante a realização do Curso Normal Superior, com habilitação em séries iniciais do ensino fundamental e tem por finalidade discutir a importância da pedagogia afetiva napráxis pedagógica, além de reconhecer a importância das relações afetivas que ocorrem entre professor e alunos e o papel das emoções no processo ensino-aprendizagem, bem como a importância da família nas relações, escola, sociedade, filhos. A metodologia utilizada para realização deste Trabalho baseou-se numa revisão de literatura feita através de grandes e renomados teóricos que tratam do tema;tais como, por exemplo: Chalita, La Taille, Vygotsky, Piaget, Wallon dentre outros. Discute-se ainda acerca da importância do afeto e como este pode contribuir significativamente para a aprendizagem do aluno. Os reflexos de uma práxis baseada em uma pedagogia mais afetiva que racional na escola trás grandes benefícios para o processo da aprendizagem. Trata ainda da relevância da relação entreescola e família para melhoria do processo de ensino-aprendizagem e da auto-estima, e, conseqüentemente, do desenvolvimento na sua totalidade do aluno. Tratando o ser humano de forma tríplice na sua constituição: Razão, emoção e a fé, esses três componentes contribui e desempenha papel de extraordinária relevância dentro do processo de ensino- aprendizagem.

Palavras-chave: Afeto 1.Afetividade 2. Ensino-aprendizagem 3.Emoção 4.
SUMÁRIO

|INTRODUÇÃO................................................................................................................ |07 |
| | |...
tracking img