A velhice

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O envelhecimento populacional é um fenômeno relativamente recente no Brasil e tem despertado o interesse de estudiosos e profissionais de diferentes campos do saber e intervenção, como a Medicina, Enfermagem, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, dentre muitos outros. Araújo e Alves (2000) apontam para o caráter irreversível deste processo e enfatizam a necessidade e importânciade estudos sobre o tema e o grupo social em questão. Segundo as autoras, enquanto a população com menos de 20 anos cresceu 12% de 1980 a 1999, a população idosa cresceu 70%, passando de 7,2 milhões para 12,6 milhões; até o fim do século, a expectativa de vida terá aumentado 20 anos
O interesse pelas questões referentes à velhice passa a se refletir, também, na esfera política, sob a forma deleis, principalmente nos âmbitos estadual e municipal. A preocupação com a terceira idade foi incorporada ao discurso político / eleitoral de alguns representantes políticos, sendo incluída em suas plataformas e programas, a garantia dos seus direitos sociais, o amparo econômico após o cumprimento de seu tempo de serviço e da elaboração de uma política de empregos, além de outros benefícios. Essemovimento político-intelectual parece expressar uma tomada de consciência e a necessidade de intervenção sobre uma nova questão social, ou melhor, uma nova expressão desta: o envelhecimento da população brasileira..
É importante observar que ao nos referirmos à velhice, não estamos falando de uma
realidade bem definida, ao contrário, trata-se de um fenômeno extremamente complexo cujo conceito sedeve à interdependência estreita de vários aspectos. Trata-se de uma experiência vivenciada de forma não homogênea, diversificada também em função das conjunturas sociais, econômicos, históricos e culturais, além dos fatores individuais / existenciais / subjetivos.
A ONU estabelece 60 anos a idade que demarca o início da velhice nos países considerados em desenvolvimento e 65 anos nos paísesdesenvolvidos, embora existam muitas variações sociais e individuais que interfiram no ritmo do envelhecimento de cada um.
Esta demarcação é vista como uma resposta às mudanças evolutivas compartilhadas pela maioria das pessoas dos vários grupos etários, em virtude de determinação biológica, histórica e social. (Neri, 1991)

A velhice como questão social:

No Brasil, os anos 90 marcaram o “boomgerontológico”, sendo a velhice, a partir de
então matéria de interesse público cada vez mais abordada por estudiosos, especialistas, prestadores de serviços, e também pela mídia - no momento em que a terceira idade passa a constituir também um mercado de consumo específico.
A promoção da qualidade de vida na velhice torna-se um assunto de grande interesse a um grande número de pessoas, inclusiveprofissionais, crescendo também o apelo da sociedade ao consumo dirigido aos velhos para que “se mantenham bem”.
É possível perceber no fenômeno de envelhecimento populacional um caráter contraditório, pois, se por um lado há um aumento da expectativa de vida, devido aos avanços tecnológicos, acompanhados dos mais variados recursos, estes últimos não são acessíveis a toda a população brasileira,mas ao contrário, a uma pequena parte, ficando a maioria à margem dos serviços mínimos a serem prestados para que se garanta uma vida saudável e digna. (Goldman, 2000)
Para que haja uma ação efetiva por parte do Estado, por meio de políticas de envelhecimento condizentes com a realidade desta população, será fundamental a mobilização e organização da sociedade, por meio de organismos políticos,sindicais, profissionais e de associações, a fim de construir espaços de discussão e frentes de luta, no sentido de ampliar e aprofundar as conquistas já realizadas em favor dos idosos, assim como as políticas do envelhecimento.

O Serviço Social:

Os Assistentes Sociais sempre estiveram presentes nas frentes de luta pela conquista e usufruto direitos da população brasileira, pelo pleno...
tracking img